Desfile inicia semana
O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realiza a “I Semana Estadual do Idoso”. O evento, desenvolvido em alusão ao Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, inicia na segunda-feira (07), às 14h, com desfile olímpico e juramento dos atletas no Viva Melhor Idade (Centro de Referência do idoso).
A programação, que segue até sexta-feira (11), inclui provas esportivas, como basquete, vôlei, atividade aquática, jogos de dominó, soletrando, além de apresentações musicais, de dança e concurso de miss e mister Melhor Idade. O evento vai reunir mais de 150 idosos, divididos em cinco equipes sob coordenação de profissionais da Unidade. Os destaques de
cada categoria e as melhores torcidas serão premiados.
Além disso, durante todos os dias de programação, os competidores serão acompanhados pelos integrantes da Liga do Trauma de Fisioterapia de Roraima, que vão realizar exames rotineiros, como verificação de pressão e outros, garantindo que todos os atletas possam competir com segurança. Haverá, ainda, palestras e distribuição de material informativo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), incluindo cartilhas e Estatuto do Idoso, que tratam sobre direitos e garantias desse público, entre eles moradia, assistência e previdência social.
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta o evento vai proporcionar, além da interação, o conhecimento sobre os direitos dos idosos. “O Viva Melhor Idade é uma vitrine no que diz respeito à atenção ao idoso, com o cuidado e acompanhamento que eles necessitam. Aqui nós já desenvolvemos diversas atividades que proporcionam o envelhecimento saudável e durante essa semana de programação vamos reforçar esse trabalho, incluindo outros benefícios importantes para os nossos usuários, como o conhecimento de direitos e benefícios garantidos por lei”, disse.
O Melhor Idade é uma unidade na modalidade centro-dia, ou seja, os usuários participam das atividades divididas em dois turnos (manhã e tarde) e retornam para suas casas. O Centro foi criado para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, com a proposta de contribuir para o processo de envelhecimento saudável e autônomo, garantindo a inclusão social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
A ação é pioneira e beneficia mais de 500 idosos com uma unidade, que presta serviços nas áreas de saúde, esporte, lazer e promoção social. Dentro da proposta das demais unidades da Rede Viva, o Viva Melhor Idade reúne em um único local diversos atendimentos voltados para o público da terceira idade.