BV investe bem em saneamento
Francisco Espiridião
Secom-RR
A capital roraimense aparece em primeiro lugar na região Norte, no ranking das que mais investem em saneamento entre as 100 maiores cidades brasileiras. Os dados são relativos ao ano de 2011. Foram catalogados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), órgão do Ministério das Cidades, e realçados pelo Instituto Trata Brasil, que monitora a questão do saneamento básico no País.
No ano de 2010, Boa Vista figurava em 99º lugar entre as 100 maiores cidades brasileiras a investir em saneamento básico. Em 2011, melhora sua performance, aparecendo em 65º lugar. A segunda cidade da região Norte a constar no ranking do Snis, é Manaus, em 72º lugar, seguido de Rio Branco, capital do Acre, em 83º.
O Snis adota alguns procedimentos para estabelecer o ranking do saneamento básico brasileiro. Entre eles, o índice de investimento/arrrecadação. O ápice nesse indicador é 1. Nele, a cidade de Boa Vista ganha a nota máxima. O governo do Estado investiu 2,34% para cada real arrecadado pela Companhia de Águas de Roraima (Caer).
Esse desempenho positivo, divulgado com destaque pelo Jornal Nacional da noite de terça-feira e o Bom Dia Brasil desta quarta-feira (2), noticiosos da Rede Globo de Televisão, deve-se à decisão de governo de melhorar as condições de vida dos roraimenses.
A capital já atingiu a universalização no fornecimento de água tratada, ou seja, alcançou 100% dos consumidores. As obras de esgoto sanitário devem beneficiar até o ano de 2015 aproximadamente 95% da população boa-vistense.
Esses fatores, certamente, serão levados em conta no próximo ano, quando o Snis anunciar o índice anual relativo a 2012. A previsão é que a classificação suba ainda mais, chegando próximo das primeiras colocações. “Temos buscado direcionar todos os recursos possíveis para a área de saneamento básico. Boa Vista vem gradativamente se transformando em uma cidade modelo para a região Norte e para o Brasil. Os índices do instituto refletem os investimentos feitos no setor pela nossa gestão nos últimos anos”, destacou o governador José de Anchieta.
O governador ainda explicou a importância dos investimentos para a saúde publica da população que vive na capital. Ele afirmou que nos próximos anos a capital roraimense vai atingir a universalização do atendimento com rede de esgoto doméstico, o que representará 95% de toda a cidade com cobertura do serviço.
“São investimentos na saúde preventiva da população. O resultado de tudo isso é o aumento gradativo da qualidade de vida do povo de Boa Vista e uma economia para os cofres do estado com cortes nos gastos na saúde”, concluiu Anchieta.