Viva Melhor brinda idosos
As secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar (Setrabes) realizaram nesta terça-feira (01), no Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso), uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro.
A programação do Melhor Idade incluiu apresentação cultural e show do cantor Beto, que embalou os passos de dança dos usuários da unidade, com um repertório variado. Para encerrar o evento, os idosos puderam desfrutar de um lanche reforçado, preparado com acompanhamento de nutricionistas.
Conforme a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta a data reforça a importância da inclusão social e implementação de políticas públicas que garantem às pessoas da terceira idade o acesso a benefícios, programas e ações que contribuem para o envelhecimento ativo e saudável.
Para ela, comemorar o Dia Nacional do Idoso é celebrar os resultados obtidos através do trabalho desenvolvido. “O trabalho que desenvolvemos no Viva Melhor Idade é referência para todo o país e representa o nosso compromisso com os idosos de Roraima, garantindo que eles envelheçam com saúde e qualidade de vida”, disse.
O Governador, José de Anchieta destacou que a unidade é uma ação pioneira que prioriza a atenção a quem já dedicou a vida ao trabalho e colaborou, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento do Estado. “Esse trabalho representa nosso compromisso com quem muito já fez pelo Estado e essa é a nossa maneira de agradecer e demonstrar respeito. Aqui oferecemos uma estrutura adequada, onde eles podem ter acesso a diversos tipos de serviços, que garantem melhor qualidade de vida”, falou.
Naíde Martins, usuário da unidade reforça que o dia com atividades diferenciadas foi uma excelente oportunidade para interagir com os outros usuários e colaboradores da unidade. “Todos os dias que estamos aqui são animados e cheios de atividades, mas hoje se tratou de uma forma especial de comemorar o nosso dia. É sempre prazeroso estar no Melhor Idade, foi aqui que descobri que posso ter uma vida ativa, mesmo na terceira idade”, ressaltou.
O Melhor Idade é uma unidade na modalidade centro-dia, ou seja, os usuários participam das atividades divididas em dois turnos (manhã e tarde) e retornam para suas casas. O Centro foi criado para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, com a proposta de contribuir para o processo de envelhecimento saudável e autônomo, garantindo a inclusão social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
Abrigo
A data foi lembrada, também, no Abrigo Estadual Idosos, com a apresentação do grupo de professores da Escola de Música de Roraima. Os profissionais mostraram um repertório variado, com vários sucessos da MPB.
Os 40 moradores do abrigo acompanharam, ainda, a leitura de uma mensagem em homenagem aos idosos de Roraima, feita por um dos atendidos na Unidade, Humberto Fernandes da Silva, de 83 anos. A programação foi encerrada com a apresentação de um vídeo motivacional e um jantar especial.