RR sob ótica criativa
Como parte das comemorações do Jubileu de Prata, 25 anos do Estado de Roraima, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), organizou uma exposição coletiva reunindo doze artistas plásticos. A exposição, montada no hall do Palácio Senador Hélio Campos, fica aberta ao público, até o dia 5 de outubro.
O conselheiro de Cultura do estado, Júlio Cézar e também um dos organizadores do evento explicou que são obras pintadas utilizando técnicas variadas. Destacam-se as técnicas de acrílico sobre tela, óleo sobre tela, acrílico sobre papel canson, óleo sobre madeira, entre outras.
Participam da coletiva, artistas da capital e também do interior, dentre os quais, Zodeon, Devair Fioroti, que reside em Pacaraima, o artista plástico macuxi, Bartô, seu filho, Luiz Matteus, Renato José, Cláudio Lopes, Elias Rodrigues, Natália Brasil e Helton Faustino. Chamam a atenção as obras de Silvio Vilasi que está com a série: Os lendários, retratando lendas da região. Ainda há obras da Julieta Souza, que aos 84 anos, apresenta telas sobre a fauna e a flora de Roraima.
A exposição mostra as várias faces de Roraima, a partir da ótica de cada artista. Natureza, o Monte Roraima, os buritizais, crianças soltando pipas, e o Palácio do Governo, obra pintada pelo artista plástico e conselheiro Cultura, Júlio César.
“A Secult vem organizando exposições coletivas que reúnem artistas já consagrados e também iniciantes. O objetivo é dar oportunidade a vários artistas”. Na opinião do conselheiro, “as artes plásticas no estado vem deslanchando a cada dia, colocando mais artistas no mercado”, finalizou.
Mostra Fotográfica
Ainda como parte da programação alusiva ao Jubileu de Prata do Estado o governo também organizou uma mostra com a participação de fotógrafos roraimenses. Com os temas: História, Povos e Natureza de Roraima, a exposição pode ser vista no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.