Fanfarras e dança nas atividades
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), foi instituído com a intenção de ampliar o tempo dos estudantes na escola e garantir a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, por meio de propostas curriculares inovadoras nas instituições de Ensino Médio.
Atualmente no Estado, 24 instituições de ensino sendo cinco do interior e outras 19 na Capital, trabalham com o ProEMI. O programa possui na Matriz Curricular, 600 horas destinadas a atividades complementares e outras 400 horas de aula, perfazendo um total de 1.000 horas por ano e 3.000 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio completo.
Ou seja, as atividades complementares que já são realizadas nas escolas passaram a fazer parte integrante do currículo, valorizando o pedagógico. Entre estas atividades complementares, estão as fanfarras escolares, grupos de dança, teatro, coral, jogos escolares, iniciação científica, reforço escolar, simulado, pré-vestibular, entre outras.
A Escola Estadual Antônio Carlos Natalino por exemplo, realiza minicursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular. As aulas, realizadas aos sábados das 7h30 às 12h, começaram no último dia 28 de setembro e seguem até o dia 30 de novembro. No total, 120 estudantes participam do cursinho que possui carga horária de 120 horas.
Além disso, a instituição também desenvolve por meio do ProEMI, oito projetos, entre eles, “Cultura Corporal”, direcionada à atividades esportivas de atletismo, voleibol, xadrez e futsal, “Leitura e Letramento” , “Concurso de Redação” e “Aulão”.
“O ProEMI é mais uma ferramenta à disposição dos gestores para atrair os jovens para a escola, em busca de um melhor desempenho. Por meio do programa também é possível motivar os estudantes para atividades como o ENEM, por exemplo”, destacou Américo Leal, gestor da unidade de ensino que atende hoje 1.284 alunos no Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Escola Estadual Padre José Monticone, localizada no município de Mucajaí é outra instituição que atua com o ProEMI no Estado. Lá os alunos do Ensino Médio também têm um reforço para o ENEM e o vestibular.
O cursinho preparatório com carga horária de 80 horas oferece aulas de Matemática, Física, Química, Português, História e Geografia. As aulas iniciaram no dia 14 de setembro e encerram no próximo dia 12 de outubro.
ProEMI
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Básica; foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital. As escolas recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.