As instituições de ensino que venceram o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013 e o Prêmio Estadual de Qualidade e Liderança Ottomar de Sousa Pinto, serão certificadas e premiadas em uma cerimônia que será realizada nesta quarta-feira (02) no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), a partir das 16 horas.
A certificação e premiação das escolas vencedoras integram a programação de comemoração dos 25 anos de criação do Estado de Roraima (Jubileu de Prata).
Os referidos prêmios incentivam a autoavaliação nas escolas públicas, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, também é uma forma de reconhecer e valorizar as instituições que desenvolvem um trabalho diferenciado na gestão escolar.
No PGE, iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), as unidades de ensino são avaliadas em quatro dimensões de gestão: pedagógica (planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais), participativa, gestão de pessoas e liderança e de infraestrutura (serviços e recursos).
Na edição 2013, a vencedora foi a Escola Estadual Mário David Andreazza conquistando o título de Escola Destaque Estadual. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Francisca Élzika, em terceiro, a Escola Municipal Martinha Thury. Como premiação, a Escola Estadual Mário David Andreazza recebeu o título de Escola Destaque Estadual. A gestora da instituição será contemplada com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos (EUA).
REFERÊNCIA NACIONAL
Continuando com o processo de avaliação do PGE, a Escola Estadual Mário David Andreazza também foi escolhida como Destaque Nacional e está entre as finalistas do PGE 2013. Por este título, a escola receberá como premiação a quantia de R$ 10 mil.
Agora, a instituição disputa o título de Escola Referência Brasil, com outras cinco escolas, dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e São Paulo. O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro, em uma cerimônia em Brasília (DF).
Este é o terceiro ano consecutivo que o Estado de Roraima fica em destaque no cenário educacional brasileiro. No ano passado, a Escola Estadual Lobo D’Almada ficou entre as seis melhores escolas do país e em 2011, quem conquistou o título foi a Escola Estadual Princesa Isabel.
“No momento, vivemos a expectativa do resultado final. Temos grandes chances de conquistar o título de Escola Referência Brasil, já que esta é a terceira vez que Roraima desponta no cenário nacional, comprovando que também temos uma educação de qualidade”, destacou Lenir Rodrigues, secretária de Educação e Desportos de Roraima.
PRÊMIO OTTOMAR DE SOUZA PINTO
Além do PGE, as escolas estaduais também concorreram neste ano, ao Prêmio Estadual de Qualidade e Liderança Ottomar de Sousa Pinto. Neste prêmio, as escolas disputam por nível e etapa de ensino. O prêmio, que já está na sexta edição, busca estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, com foco no aprendizado.
O Prêmio “Qualidade Ottomar de Sousa Pinto” acontece de forma paralela ao PGE e as escolas também são avaliadas nas quatro dimensões de gestão.
No nível Fundamental, Etapa I (1° ao 5° ano), venceu a escola Estadual Francisca Élzika. Já no nível Fundamental Etapa II (6° ao 9° ano), e no nível Médio, ficou a escola Mário David Andreazza. Como premiação, cada escola vencedora receberá a quantia de R$ 5 mil.