00:00:00

Dia Nacional do Idoso

Data é marcada por avanço em serviços oferecidos pelo governo do Estado.


Ações sociais com inclusão
 
Comemorado em 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso reforça a importância da inclusão social e implementação de políticas públicas que garantem às pessoas da terceira idade o acesso a benefícios, programas e ações que contribuem o envelhecimento ativo e saudável.
 
Sabendo a importância em cuidar de quem já trabalhou e contribuiu para o desenvolvimento do Estado, o Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), inovou na política de atenção à pessoa idosa, com a implantação, em novembro de 2012, do Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso).
 
A ação é pioneira e beneficia mais de 500 idosos com uma unidade, que presta serviços nas áreas de saúde, esporte, lazer e promoção social. Dentro da proposta das demais unidades da Rede Viva, o Viva Melhor Idade reúne em um único local diversos atendimentos voltados para o público da terceira idade.
 
O Melhor Idade é uma unidade na modalidade centro-dia, ou seja, os usuários participam das atividades divididas em dois turnos (manhã e tarde) e retornam para suas casas. O Centro foi criado para garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, com a proposta de contribuir para o processo de envelhecimento saudável e autônomo, garantindo a inclusão social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
 
Os idosos são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, clínico geral, enfermeiros e geriatras. Além disso, eles participam de atividades que estimulam o desenvolvimento e a socialização, como aulas de alfabetização, informática, artesanato, dança, teatro, música, natação e hidroginástica.
 
Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta o dia é de comemoração por todos os resultados obtidos através do trabalho que vem sendo desenvolvido para este público. “O Viva Melhor Idade representa o nosso compromisso e respeito pelas pessoas da terceira idade. Aqui nós oferecemos uma estrutura ampla, confortável, cuidados especializados, convívio social e muito carinho, o que tem contribuído para o envelhecimento ativo e saudável dos nossos usuários”, disse.
 
OUTROS SERVIÇOS  
 
O Governo oferece, ainda, acolhimento institucional de longa permanência para idosos que perderam o vínculo com a família e não possuem condições de prover a própria subsistência. O Abrigo Estadual de Idosos tem estrutura moderna com característica domiciliar, garantindo a privacidade e a integridade dos idosos, proporcionando mais conforto, segurança e comodidade.
 
A maioria dos idosos apresenta alto grau de dependência em atividades de autocuidado, com acompanhamento 24 horas, por uma equipe multiprofissional com mais de 150 servidores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, cozinheiros e sociogeriatras. Com esse investimento, o Governo de Roraima oferece condições para que 40 idosos vivam com mais dignidade.

Últimas Postagens