00:00:00

Artes para pacientes

Projeto é implantado no HGR


As Organizações Não Governamentais (ONGs) Pirilampos e da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) vão desenvolver as primeiras atividades lúdicas com os pacientes neste sábado (28), a partir das 14 horas. A ideia é humanizar o tempo de estadia dos pacientes internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) com o desenvolvimento do projeto Sensibiliza Arte.
 
A unidade ganhou parceiros, estagiários da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Por isso, a equipe de enfermagem, coordenadores de bloco, recepção, monitoramento, ouvidoria e direção clínica vão se reunir hoje (26), às 16 horas, na sala de conexão médica do HGR, para determinarem como será a entrada dos acadêmicos de medicina. Além disso, serão estabelecidas as alas que serão desenvolvidas as atividades.
 
Ontem (25), os representantes das ONGs se reuniram com o colegiado de gestores da unidade hospitalar para apresentarem o projeto sensibiliza arte aos profissionais de saúde.As equipes vão desenvolver atividades específicas, como canto, pintura de rosto. Haverá momentos de contos, pois as histórias serão direcionadas ao público adulto. Para isso, os integrantes das ONGs participaram de oficinas de balão, música e canto.
 
De acordo com a gerente do Núcleo de Administração/Humanização do HGR, Cinara Di Domenico, a unidade preza pela participação dos estudantes de medicina, pois, com isso, pode-se trabalhar humanização no processo de formação dos acadêmicos. Assim, além de atender os pacientes, eles prestarão assistência emocional.
 
Com a implantação do projeto na unidade, as ONGs vão desenvolver as atividades uma vez por semana. Segundo Cinara, pacientes, familiares e profissionais vão ganhar com o projeto, pois as atividades implantadas tiram certo peso dos pacientes e servidores que trabalham em local com 
problemas, doenças e sofrimento.
“Depois do dia 28, nos reuniremos para debatermos sobre o que deu certo. Com isso, aprimorar o que for preciso”, conta. Esse trabalho é desenvolvido em todo o Brasil. Em Roraima, a ONG Pirilampos já faz visitas periódicas aos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e na Casa do Vovô.

Últimas Postagens