Apesar de pouco divulgado no Brasil, o óleo de avestruz tem apresentado propriedades terapêuticas e estéticas poderosas. Em países como a Inglaterra, França, Austrália e Estados Unidos o produto já vem sendo utilizado há muito tempo pelas pessoas no tratamento de diferentes tipos de enfermidades, bem como para tratamentos estéticos. O produto é extraído da gordura do animal e processado de forma industrial pelas mais modernas técnicas de processamento.
Segundo o terapeuta natural, José Francisco Cardozo, que veio ao estado para difundir o produto, o óleo de avestruz possui alto poder de hidratação, absorção e revitalização cutânea e é rico em ácidos graxos essenciais, principalmente o ácido oleico, linoleico e o linolênico, conhecidos popularmente por ômegas – 9, 6 e 3, respectivamente.
“O óleo de avestruz é um antioxidante, cicatrizante e anti-inflamatório natural muito poderoso. Ele atua principalmente como agente de reconstituição da epiderme (a camada mais superficial da pele). É comprovadamente eficaz na redução de rugas e linhas de expressão, melhorando a tonicidade da pele. Seus benefícios para a saúde são inúmeros, pois ele aumenta a imunidade das pessoas que o usam regularmente e é excelente para tratamento de problemas depressivos, AVCs, perda de memória stress, cansaço mental, mal de Parkinson, Alzheimer, para tratamento de doenças gastrointestinais, tratamento de câncer, AIDS, diabetes, para doenças respiratórias e mais uma infinidade de problemas. E o mais importante é que o produto já tem autorização do Ministério da Saúde e da Agricultura”, ressalta Cardozo, enfatizando que há mais de dez anos vem realizando pesquisas e testando o produto.
Segundo José Francisco, o óleo de avestruz age eficazmente também no combate a dores musculares, reumáticas, artrites, artroses, cicatrizações, queimaduras, alergias e assaduras e apresenta bons resultados em tratamentos de fibromialgias.
“Ele é excelente para as pessoas que praticam exercícios, os frequentadores assíduos de academias, pois ajuda a definir a massa muscular, por conta dos ômegas de sua composição. Principalmente o ômega 9, óleo graxo insaturado essencial, de cadeia longa, que participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese hormonal”, enfatiza Cardozo.
Cardozo explica que o produto vem sendo muito utilizado também por aquelas pessoas que precisam perder peso, pois ele acelera a queima de gordura pelo organismo. “Nosso organismo, apesar de necessitar de certos tipos de óleo, não o sintetiza, como é o caso do o ômega 6, um ácido graxo poliinsaturado. Ele acelera principalmente a perda de gordura abdominal, a mais difícil de ser eliminada” ressalta.
Para difundir as inúmeras propriedades do produto, José Francisco profere palestra gratuita na próxima sexta-feira (27.09), no auditório da Universidade Estadual de Roraima – UERR, às 19h30.
O convite é aberto a todas as pessoas interessadas, bem como para profissionais que atuam no ramo da estética e saúde no estado e ainda, para aquelas pessoas interessadas em revender os produtos a base de óleo de avestruz.
Ao final da palestra, os participantes poderão degustar de um coffe breack inusitado, preparado com derivados da carne de avestruz.