Escolas trabalham criatividade
Na próxima sexta-feira (27), a Escola Estadual Pedro Elias promoverá uma Mostra Pedagógica para apresentar à comunidade escolar todos os trabalhos produzidos pelos alunos desde o início do ano letivo. A atividade será das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.
“Serão apresentados trabalhos com temas diversos, como literatura, ciências, meio ambiente e cultura. A mostra é uma atividade diferenciada para incentivar a aprendizagem”, destacou Ana Cristina Amorim, coordenadora pedagógica da instituição, enfatizando que o evento ocorre anualmente.
Entre os trabalhos que serão apresentados, está “Drumondianos na trilha da leitura”, uma exposição sobre a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade. Os estudantes irão apresentar livros que foram recriados a partir das obras do autor. Haverá ainda apresentação de sonetos e exposição de painéis.
Na área de ciências, os estudantes irão apresentar trabalhos sobre “O avanço da ciência em nossa casa”, apresentando a evolução de equipamentos eletrônicos como telefone e televisão. Os alunos também apresentarão uma peça com o tema “Gravidez na adolescência”.
A Mostra contará ainda com apresentações de danças folclóricas e ginástica laboral. Na área de Educação Ambiental, trabalhos voltados à reutilização de garrafas pet para decoração e também para a produção de um jardim de inverno.
A intenção da Mostra é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do conhecimento por meio da pesquisa, além de proporcionar a integração entre os alunos da instituição e a comunidade.
A ESCOLA
A Escola Estadual Pedro Elias atende hoje 507 alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e está localizada na Rua Ametista, n° 631, bairro Jóquei Clube. A instituição trabalha com vários projetos pedagógicos, entre eles, “Igarapé Wai”, “Diga não às drogas – droga não é legal”, “Todos pela Paz”, “Alimentação Saudável”, “Rádio na Escola”, e ainda conta com Sala Multifuncional e laboratórios de informática.
No ano passado, com o projeto “Não ao lixo do Igarapé Wai”, a escola foi finalista do Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas, que visa valorizar as ações de combate à poluição e ao desperdício. Também em 2012, escola conquistou medalha de bronze na modalidade de voleibol mirim masculino representando o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Poços de Caldas (MG).
Iniciação Científica
“Ciência, saúde e esporte: energia sustentável para todos”. Este é o tema da IV Feira de Iniciação Científica que será realizada pela Escola Estadual Elza Breves, no próximo sábado (28), das 9h às 16 horas.
A abertura da Feira vai contar com acolhida e apresentação musical dos alunos. Em seguida, os trabalhos estarão disponíveis para visitação. Serão apresentados 11 projetos de pesquisa realizados por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
“A feira é importante porque os estudantes aprendem a pesquisar. Eles elaboraram os projetos, fizeram os trabalhos e ao final do evento, também irão elaborar relatórios de pesquisa”, enfatizou Vanilsa Souza, coordenadora Pedagógica da instituição de ensino.
Entre os temas dos projetos que serão apresentados, estão: “Redução do consumo de energia elétrica nas residências”, “Energia eólica: um benefício para Roraima”, “Pedalando e Iluminando”, “Anabolizantes”.
E ainda: “A prática do esporte como saúde preventiva”, “Hortas domésticas”, “Alimentação de um atleta”, “Energia através do vento”, “O ciclismo e sua contribuição para a saúde e o ambiente”, entre outros.
Entre os objetivos da feira, está oportunizar espaço para a manifestação científica e pedagógica, desenvolvendo a pesquisa, a capacidade investigativa do aluno, permitindo a ele a compreensão e solução de problemas e fenômenos do meio natural e social.
ELZA BREVES
A Escola Estadual Elza Breves fica localizada na Avenida Principal no Conjunto Cidadão e atende hoje 1.100 alunos do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando nos três turnos. A unidade de ensino trabalha com os projetos Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Legião (envolvendo as disciplinas de História e Geografia).
E ainda, Projeto Tosco – que visa a diminuição dos casos de bullying e violência dentro do ambiente escolar –, “Esporte e Cultura ao alcance de todos”, Agenda 21 e Com-Vida. Para desenvolver as ações, a unidade conta ainda com Sala de Leitura, Sala Multifuncional e Laboratórios de Informática.