Censo Escolar é indispensável
Na coleta de dados do Censo da Educação Básica 2013, iniciada em 29 de maio, as instituições de ensino informaram dados cadastrais, de infraestrutura e também educacionais. Para finalizar as informações, agora as escolas têm até o dia 22 de outubro para realizarem as verificações, conferências e retificações, caso necessário.
Ou seja, para que o Censo Escolar 2013 seja finalizado, é necessário que as escolas acessem o sistema Educacenso para fazer a verificação dos dados informados e caso haja algum erro ou inconsistência, as unidades de ensino têm a oportunidade de efetuar a correção.
Para as correções, a gestão das escolas deve acessar o sistema por meio do site http://educacenso.inep.gov.br , efetuar o login e acessar o menu “Relatórios” e em seguida “Relatórios Gestores”. “É importante destacar que esse período de retificação é a oportunidade de as escolas corrigirem seus dados ou de darem continuidade ao preenchimento do Censo”, destacou Selma Mariot, gerente de Avaliação e Informações Educacionais da secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
Além da conferência dos relatórios, o sistema também disponibiliza o acesso ao “Módulo de Confirmação de Matrícula”, para que sejam verificadas e corrigidas as informações sobre matrículas, evitando, por exemplo, a duplicidade e vínculo de escolarização.
Na coleta de dados, são informados o quantitativo de alunos e taxas de aprovação, reprovação, abandono, falecimento, e outros. Além disso, também são informadas as atividades complementares desenvolvidas pelas escolas, número de docentes e estrutura física.
O preenchimento correto das informações é de fundamental importância, pois o Censo Escolar é uma ferramenta necessária no processo educacional. É por meio destas informações que são formuladas as políticas públicas para a Educação.
Estes dados também servirão de referência para a execução de programas essenciais para o funcionamento do sistema educacional, como os de transferência de recurso.