O Sindicato dos Radialistas Profissionais e dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão, Televisão e Publicidade do Estado de Roraima (SINDRAP/RR), esteve reunido no último sábado (21), para comemorar o Dia do Radialista.
Em almoço no Restaurante Espaço Verde, no bairro Caçari, de propriedade do radialista Waldemir Bentes, vários profissionais da área acompanharam, ao som de voz e violão do cantor e compositor Joelmir Guimarães, o encontro de representantes de vários meios de comunicação que, na ocasião, comentaram a evolução do Rádio e do Sindicato.
Entre a velha e nova geração de comunicadores desse meio, quem prestigiou o encontro foram ícones do rádio como: Carlos Alberto Alves, Marcia Seixas, Odeli Sampaio, Pedro Junior, Ademir Pimentel, Jeremias Nascimento, D’Barros, Mariângela Marinho, Benjamim Monteiro e o vice-presidente do Sindicato, Adailton Galvão.
Durante o bate-papo no almoço, os veteranos da profissão relataram diversas histórias que marcaram época e que fazem parte do cotidiano dos radialistas. De acordo com os depoimentos, muitos fatos inusitados e, outros, com pitadas de humor, são lembrados com carinho e reconhecimento daqueles que ouvem rádio; seja em casa, no trabalho, no carro ou qualquer outro lugar que tenha o aparelho que leva informação e entretenimento às pessoas.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Aroldo Pinheiro, em entrevista ao jornalista Luís Valério, da Rede Tropical, afirmou que a confraternização é importante e que, além de lembrar a data, também proporciona o encontro de novos e antigos profissionais. “Isso mantém o sindicato afinado e fortalece a classe”, argumentou.
No bate papo com a radialista Mariângela Marinho, em link direto para a Rádio Tropical (FM 94.1), o presidente do Sindicato dos Radialistas, Eduardo Figueiredo, lembrou a contribuição do deputado federal Luciano Castro (PR), para esse meio de comunicação no estado: “a participação de Luciano Castro em mais uma comemoração ao dia dos Radialistas é uma honra. Ele sempre foi parceiro e amigo de todos nós, além disso, acompanha de perto as lutas e conquistas da categoria. Reunir os profissionais é um desafio e a união valoriza a classe”, destacou Figueiredo.
O deputado Luciano afirmou acompanhar o crescimento do Rádio em Roraima e, em nome do pioneiro Carlos Alberto Alves, o parlamentar parabenizou todos os profissionais de Roraima e do Brasil: “Estou feliz em participar da homenagem ao lado de excelentes e experientes comunicadores que exercem a profissão com maestria e talento”.