Deputados prestam homenagem
Na manhã desta terça-feira (24), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), transformou a sessão ordinária em Comissão Geral para homenagear os radialistas de Roraima pela passagem do seu dia no último 21 de setembro. A ALE-RR concedeu a comenda Orgulho de Roraima ao Senhor Benjamim Barbosa Monteiro pelos relevantes serviços prestados a sociedade roraimense. A mesa foi composta pelo presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB) e os deputados Jalser Renier (DEM) e Ivo Som (PTN).
O presidente Chico Guerra destacou os serviços prestados pela Rádio Roraima, no ar em Roraima desde 1957, ano de seu nascimento. “Até os dias atuais é um dos únicos meios de acesso da população, desfaz a sensação de isolamento da região. O rádio quebrou o isolamento dos ribeirinhos, garimpeiros e seringais. A tradição da Rádio Roraima é forte, algo que passa de pai para filho. No interior é muito ouvida e proporciona muito saudosismo entre os mais idosos”, disse.
Guerra relembrou personagens importantes da história de Roraima. “Nesta data não podemos deixar de mencionar a valorosa contribuição de jornalistas como o Senhor Benjamim Monteiro e Jaber Xaud, personagens esses que influenciam jovens que hoje se dedicam a árdua missão de levar informação a todos os cantos de nosso estado”, ressaltou.
Jalser
O deputado Jalser Renier, autor do requerimento, relembrou seu primeiro emprego que foi na rádio difusora do estado. “Entrei na rádio aos 18 anos de idade, a principio como office boy, depois operador de áudio e por fim locutor do programa “Show do povo”, que foi um marco na época em que foi criado pois foi o pioneiro em levar os radialistas para as comunidades, em todo o interior do estado”, disse. Jalser relembrou ainda nomes como Geraldo França, Adailton Galvão e Paulo Junior.
Jalser destacou que, na época, o programa foi campeão de audiência naquela emissora, recebendo 600 mil cartas. “Este período foi muito importante para minha história e trajetória, foi a rádio difusora que me colocou na vida política. Fico muito satisfeito e agradeço ao presidente do sindicato, Eduardo Figueiredo, que deu a lucidez de homenagear Benjamim Monteiro, que é sem dúvida alguma a espinha dorsal da rádio difusora de Roraima”, ressaltou.
Os deputados Aurelina Medeiros (PSDB), Erci de Moraes (PPS), Flamarion Portela (PTC), Ionilson Sampaio (PSB), Ângela Águida Portella (PSC), George Melo (PSDC), Joaquim Ruiz (PV), Célio Wanderley (DEM) e Ivo Som (PTN) também fizeram homenagens aos radialistas.
A deputada Aurelina destacou que a homenagem é justa, pois estes personagens da história roraimense são insubstituíveis. O deputado Erci de Moraes destacou três radialistas que, segundo ele, representam perfeitamente o ontem e o hoje do rádio em Roraima. “Benjamim Monteiro, Laucides Oliveira e Geraldo França, são três pessoas que possibilitaram diversas oportunidades a todo o estado. Mesmo após a chegada da internet, da televisão e dos jornais, nenhum supera a rádio”, disse. A deputada Ângela Águida destacou a importância do rádio como veiculo de comunicação que permite o exercício da imaginação.
Eduardo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Radialistas, destacou esta homenagem como um momento histórico para todos que estavam assistindo. “É como fazer programa de rádio, tem milhões de pessoas que nos ouvem, mas não conhecem nossa voz. Hoje estamos aparecendo, estamos online para o mundo inteiro”, destacou.
Em seguida, Benjamim Monteiro recebeu a comenda Orgulho de Roraima das mãos do deputado Jalser Renier. “Esta é uma terça-feira histórica para nós e tenho certeza que para aqueles que fazem parte da ALE-RR também. Diante de tantos discursos, não tenho palavras para expressar meu agradecimento. Acredito que tudo isso seja consequência de uma trajetória de trabalho muito sofrida. Se fiz por onde merecer esta homenagem irei fazer mais ainda”, ressaltou Benjamim.