00:00:00

Combate a Dengue

Carro fumacê percorrerá dois bairros nesta terça 24.


Fumacê no Raiar e N. Canaã
 
Em busca de combater o Aedes aegypti, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, realiza as aplicações de UBV pesada durante essa semana. Nesta terça-feira, dia 24, o carro percorre os bairros Raiar do Sol e Nova Canaã, a partir das 16h.
 
Para facilitar a ação da equipe técnica, serão utilizados quatro carros, o que facilita em curto espaço de tempo, cumprir a meta de cobrir dois bairros em um único dia. O trabalho de borrifação vai percorrer todos os quarteirões do bairro.
 
De acordo com o diretor de Epidemiologia, da CGVS, Joel Lima, as aplicações acontecem no fim de tarde, devido ser um horário que normalmente há picos do mosquito. Para que os profissionais tenham sucesso na eliminação do mosquito é importante que as pessoas abram portas e janelas.
 
Caso haja mudanças climáticas, como chuvas ou ventos fortes, a programação pode sofrer alteração. Nesses casos, as datas podem ser alteradas. Conforme Lima, as máquinas de UBV Pesada têm a função de complemento no controle do vetor. No entanto, a população deve contribuir com os trabalhos das equipes com a limpeza nos quintais e retirada do lixo doméstico.
 
Segundo Lima, agora é a hora de recolher o lixo doméstico, acondicioná-los adequadamente e dar o destino certo. Para manter o controle da doença em Roraima, o Estado intensificará a vigilância epidemiológica com notificações e investigações de casos suspeitos e confirmados.
 
Haverá, ainda, mais visitas domiciliares para o controle larvário em todos os bairros. Os agentes de saúde do município serão responsáveis por orientar os moradores a adotarem medidas de prevenção, como a eliminação dos criadouros. Os agentes farão coleta de larvas do mosquito, aplicação de larvacida nos focos de dengue e nas residências.
 
DADOS
 
Na capital, o resultado da última pesquisa de Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), o número de criadouros do mosquitos aumentou, principalmente nos domicílios. No levantamento realizado de 19 a 22 de agosto, a média de infestação nos bairros foi de 8,7%. 
 
A pesquisa aponta que os principais focos de reprodução do mosquito são o lixo domiciliar, depósitos móveis como vasos de plantas e de animais, e pneus velhos.

Últimas Postagens