00:00:00

Educação

Escola promove Semana da inclusão com tema: aprender com as diferenças.


Ayrton Senna faz Semana
 
Em busca de fazer uma reflexão sobre o processo inclusivo na Educação Básica, a Escola Estadual Ayrton Senna por meio da Sala de Recursos Multifuncionais promove a “I Semana de inclusão: aprender com as diferenças”. A atividade segue até sexta-feira (27), pela manhã a partir das 10 horas e a tarde, das 16 horas.
 
A Semana contará com diversas atividades, entre elas, palestras, depoimentos e apresentações de jogos e materiais pedagógicos utilizados na Sala de Recursos e do curso de produção e adaptação de material pedagógico. 
 
Na terça-feira (24), haverá palestra sobre “Deficiência Intelectual”, com as professoras Especialistas Tânia Barbosa, Virgínia de Jesus e Sarah Oliveira do Viva Comunidade. Seguindo a programação, na quinta-feira (25), o tema abordado será “Deficiência Visual”, com professores especialistas Ana Lourdete, Maria Teixeira, Lisabeth Silva e Wellington Silva, do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-DV). 
 
Na quinta-feira (26), quem ministra a palestra “Altas Habilidades e Superdotação”, são os professores Especialistas Wilton dos Santos e Mirthes Porfiro, do Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação (CADAHS).
 
Encerrando a programação, na sexta-feira, haverá uma exposição de jogos e materiais pedagógicos utilizados na Sala de Recursos Multifuncionais, além da apresentação do curso de produção e adaptação de materiais pedagógicos acessíveis em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais.
“A semana da inclusão é voltada para alunos e professores da escola. 
Para os docentes, a intenção é ampliar os conhecimentos sobre os tipos de deficiências de forma a contribuir para a melhoria do planejamento das aulas. E para os estudantes, com o intuito de promover a melhor aceitação de alunos com necessidades educacionais especiais, e consequentemente, a inclusão social”, destacou Frederico Cesar, coordenador pedagógico da escola. 
 
A ação busca ainda construir um referencial coletivo, que venha ressignificar as práticas e conceitos ao lidar com as diferenças existentes na escola, além de fomentar as discussões sobre Educação inclusiva na perspectiva da compreensão das diferenças produzidas socialmente. 
 
PRÊMIO
 
Neste ano, a Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Ayrton Senna foi premiada no 3° concurso “Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais”, promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum. 
O projeto premiado foi o “Atendimento Educacional especializado: uma nova concepção de Educação Especial”, que aborda a ampliação do acesso à educação aos portadores de necessidades educacionais especiais.
 
No total, a escola atende hoje 12 estudantes na Sala de Recursos Multifuncionais, as quais são equipadas com microcomputador, scanner, notebooks, bandinha rítmica, dominó, material dourado, conjunto de lupas manuais, tapete quebra-cabeça, globo terrestre adaptado, máquina braille, impressora braille e calculadora sonora. 
 
Todos os recursos e materiais didáticos destas salas favorecem o conhecimento e o desenvolvimento dos alunos, auxiliando as práticas de ensino e aprendizagem, atendendo as especificidades dos mesmos e buscando garantir a todos o acesso à Educação. 
 
As Salas de Recursos Multifuncionais atendem alunos com deficiências (auditiva, visual, múltipla), com transtornos globais do desenvolvimento (portadores de síndromes e espectros do autismo) e com altas habilidades (conhecidos como superdotados). 
 
Em todo o Estado, existem 707 alunos com necessidades educacionais especiais atendidos em 75 Salas de Recursos Multifuncionais, tanto em escolas da Capital, quanto interior e indígenas. 
 
A Escola Estadual Ayrton Senna fica localizada na Rua Floriano Peixoto, n°374, Centro e atualmente atende 1.228 alunos na modalidade Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integrado (EMI) - Curso Técnico em Hospedagem.

Últimas Postagens