00:00:00

Amazonidade

Semestre da UFRR celebrado com artistas da Amazônia, como o escritor Márcio Souza.


Cultura da Amazônia na UFRR
 
A programação cultural de Abertura do Semestre 2013.2 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) tem como temática principal a “Amazônia”. O tema será discutido em suas mais diversas formas de expressão no Seminário de Cultura da Amazônia, organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE) com participação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte.
 
A comunidade acadêmica poderá prestigiar nos dias 02, 03 e 04 de outubro, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR), uma extensa programação de debates e atividades no campo das artes plásticas, cinema, dança, música e teatro.
 
Dia 02 de outubro
 
Às 15h acontece no CAF a Jornada de Curtas da Amazônia e em seguida, às 17h, o lançamento da Exposição Olhares da Amazônia, que reunirá obras de artistas dos estados da Região Norte. A Jornada e a Exposição encerram no dia 04.
 
A abertura solene acontece às 19h com a participação de artistas e representantes das Unidades de Cultura das Universidades Federais do Norte. O ponto alto do primeiro dia será a Mostra Musical de Cantores Regionais: o cantor e compositor Ricardo Nogueira, subirá ao palco do CAF levando seu novo show com músicas que abordam a história e os costumes do povo roraimense. Em seguida, o Movimento Roraimeira, levará o espetáculo da turnê de 30 anos de carreira, dos cantores Eliakin Rufino, Neuber Uchoa e Zeca Preto com participação especial dos cantores Alisson Cristian e George Farias.
 
DIA 03 de outubro
 
O segundo dia, terá a participação do escritor amazonense Márcio Souza, que ministrará a palestra “O processo de formação cultural na Amazônia: seus impactos e desafios” às 19h, no cinema do CAF/UFRR. O escritor é autor de diversas obras inseridas no ambiente sociocultural da Amazônia. O romance intitulado: Galvez, imperador do Acre, foi um enorme sucesso de crítica e de vendas. É autor ainda de Mad Maria, A ordem do dia e O mundo perdido, além da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro.
 
Destacou-se também como cineasta e ensaísta (A selva; A expressão amazonense do neolítico à sociedade de consumo). Mais recentemente, tem-se dedicado a uma tetralogia sobre os anos em que a antiga Província do Grão-Pará, que fora durante todo o período colonial um Estado separado do Estado do Brasil, atravessou a série crise de sua anexação ao Brasil e de revoltas contra o poder do Rio de Janeiro e/ou contra a desigualdade social, de que padeciam sobretudo os negros e os indígenas.
 
Após a palestra do escritor Márcio Souza, acontecerá a estréia do musical “Lua e Sol, Monte Roraima” que envolverá as linguagens artísticas da dança, da música e do teatro em um só espetáculo para relatar as lendas regionais: Monte Roraima e Nascimento de Macunaima. O musical terá a participação da atriz Kaline Barroso e como protagonistas principais os projetos culturais da Coordenação de Cultura da UFRR formados pela Banda Paricarana, Coral Musicampus, Orquestra e Grupo de Dança da UFRR, reunindo em cena mais de 50 pessoas, entre eles, acadêmicos e pessoas da comunidade.
 
Dia 04 de outubro
 
O último dia do Seminário será marcado pelas participações das Instituições de Ensino Superior da Região Norte. Às 9h, no Espaço de Cultura e Arte “União Operária” da UFRR, acontecerá o Encontro de Gestores e Representantes das Universidades, com a participação do Representante do Ministério da Cultura na Região Norte, Delson Cruz. O tema principal deste encontro será “Custo Amazônico versus produção cultural: estratégias de financiamento, mídia e circulação”.
 
A partir das 19h, o CAF teremos o espetáculo Vozes da Amazônia, que visa reunir as produções culturais das Universidades Federais da Região Norte. Entre as atrações destacamos: o grupo Vozes da UFAM (Universidade Federal do Amazonas); Câmera Brasil (Universidade Federal do Pará); Monologo “Esperando por esperar” (Universidade Federal de Rondônia).
 
Vale ressaltar que as inscrições podem ser realizadas no site do evento: www.ufrr.br/sca. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (95) 3621-3166.

Últimas Postagens