A responsabilidade sócio-ambiental é uma exigência para as empresas modernas e que desejam pautar sua atuação nos preceitos da sustentabilidade. E para difundir as boas ideias e exemplos de sucessos de empresários e empreendedores que criaram projetos e boas práticas que aliaram conceitos da economia sustentável e eficiência energética nos seus empreendimentos o Centro Sebrae de Sustentabilidade participa da Feira do Empreendedor, evento que acontece até este domingo (22), no Parque Anauá.
No espaço, os empresários e o público poderão conhecer alguns exemplos de boas práticas dentro do contexto de economia sustentável, uso racional de recursos e responsabilidade sócio-ambiental. Os exemplos são apresentados ao público por meio de vídeos institucionais e material informativo, além do atendimento e consultoria feita por técnicos do Centro.
Segundo o analista técnico do Centro, Nager Amui, o tema sustentabilidade nas micro e pequenas empresas tem ganhado mais relevância, ainda mais agora quando a legislação ficou mais rígida quanto a destinação correta dos resíduos sólidos, com a implantação da nova política nacional do resíduo.
Pensando em melhorar a gestão e apoiar o micro empresário na economia de recursos e redução dos impactos ambientais, o Centro criou dois comitês, formados por técnicos para propor soluções para a gestão de resíduos e eficiência energética, e ainda catalogar e difundir boas ideias já desenvolvidas pelas empresas em todo o Brasil sobre o tema. O Centro Sebrae de Sustentabilidade é um projeto do Sebrae Nacional, que tem como sede o Sebrae - Mato Grosso.
Dentre os exemplos de economia e produção sustentável, citou uma lavanderia que reaproveita a água ou do caso do empresário roraimense, descoberto durante a Feira, que conseguiu reduzir a conta de água na sua empresa em mais de 90% após abrir um posto artesiano.
"São ideias simples que fazem a diferença e, muitas vezes partem do princípio da conscientização com relação ao desperdício do papel no escritório, o uso racional de energia entre outros bons exemplos", explicou.
Nager informou que há um vasto material educativo com vários outros exemplos que merecem ser copiados por empresas de todo o país. Todo material, disse está disponível, de forma gratuita no site do Centro, no endereço: www.sustentabilidade.sebrae.com.br.
"São materiais didáticos, auto-explicativos e de fácil compreensão, como cartilhas, vídeos institucionais e infografos sobre como administrar e dar destinação correta aos resíduos, uso eficiente da água, energia e outros recursos, além de dicas sustentáveis para qualquer negócio", anunciou Nager.
A Feira do Empreendedor conta com o patrocínio do Roraima Garden Shopping, Governo de Roraima, BNDES, Bando da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Suframa, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Governo Federal e correalização da Prefeitura de Boa Vista e realização Sebrae em Roraima.