Disputa como referência no País
Nesta segunda-feira (23), a Escola Estadual Mário David Andreazza, instituição com o título “Escola destaque Nacional”, uma das seis finalistas do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013, receberá visita de um membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
A visita integra o processo de avaliação da escola, que foi selecionada como uma das seis melhores instituições do país e agora concorre ao título de “Escola Referência Brasil”, disputando o PGE com outras cinco unidades de ensino dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e São Paulo.
“Nesta visita, a especialista do CENPEC irá conferir in loco as informações da escola, como os projetos, ações e atividades que foram informadas em relatório, bem como irá conhecer todos os atores do processo educacional”, informou Valdeni Roseno, da coordenação estadual do PGE.
A integrante do CENPEC irá conversar com pais, alunos, professore e também com representantes da Associação de Pais e Mestres (APM) para saber mais sobre a instituição de ensino.
A unidade que ganhar o título de ”Escola Referência Brasil” receberá como premiação o valor de R$ 30 mil. O resultado final será divulgado em uma cerimônia de premiação agendada para o dia 31 de outubro em Brasília (DF).
A ESCOLA
Criada por meio do Decreto N.º 020/88, de 31 de agosto de 1988 e autorizada a funcionar por intermédio do Parecer CEE/RR N.º 31, de 18 de dezembro de 1990, a Escola Estadual Mário David de Andreazza conta com a atuação de 32 professores e 58 funcionários administrativos e está localizada na Rua Alcides Lima, 246, bairro Caimbé.
A instituição atende hoje 530 alunos sendo 317 no Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) e 213 no Ensino Médio. Neste ano, a escola conquistou o título de Escola Destaque Estadual no Prêmio Gestão Escolar 2013. Mediante parcerias, a instituição desenvolve um trabalho diferenciado e inovador, envolvendo toda a comunidade escolar.
Por meio de uma parceria com o SENAI e SENAC, a escola oferece cursos de qualificação para alunos e para os pais. A instituição também trabalha com o projeto “Trabalhar para crescer”, por meio de uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para a realização de um Programa de Estágio e Capacitação do Estudante.
Os alunos que se destacam no esporte podem integrar o esporte profissional. Três alunos já se destacaram inclusive no esporte nacional. A escola também conta com o Plantão Pedagógico.
No plantão, realizado uma vez em cada bimestre, os pais são convidados a comparecer na escola para saber como está o desempenho escolar do filho. Além disso, recebem diversas orientações. È trabalhado por exemplo, a questão do resgate da autoridade da família na educação dos filhos.
Além disso, a instituição realiza o controle da freqüência escolar diariamente por meio de carteirinhas, por meio de fichas de acompanhamento, a escola realiza o monitoramento do desempenho dos estudantes.
Nos últimos anos a escola tem apresentado resultados satisfatórios quanto ao índice de aprovação, erradicando em 2012 o abandono no Ensino Fundamental e Médio. De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nas séries iniciais conquistou em 2009, a média 5.1, ultrapassando a meta projetada que era 4.3. Em 2011 atingiu 5.3, tendo como meta projetada 4.7. Nas séries finais atingiu em 2009, a média 3.9, tendo como meta preconizada de 3.8 e em 2011 alcançou a meta projetada de 4.1.
PROJETOS
A instituição de ensino trabalha com os projetos Mostra de Educação Física, Agenda 21, Agenda Ambiental, Semana de arte e Literatura, Feira de Ciências, Natal Fraterno, Ler para Crescer, Guerreiros da Fé, TIC facilitando o Aprender e Mais Educação. Por meio de seus projetos e atividades pedagógicas, a escola trabalha valores como tolerância, respeito, solidariedade, responsabilidade, comprometimento e transparência.
A instituição conquistou o 2° lugar na categoria no Prêmio Construindo a Nação do SESI 2012, na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Horto Frutífero – ferramenta para promoção social”, que tem o intuito de orientar a comunidade quanto a alimentação saudável e promover a superação da pobreza. No mesmo prêmio, a escola recebeu ainda Menção Honrosa, pelo projeto “Trabalhar para crescer”, dentro da categoria Ensino Médio. Também em 2012, a Escola Mario David Andreazza conquistou o 3° lugar no Concurso Internacional de Cartas dos Correios.