26 exames neste fim de semana
A nona edição do Mutirão de Cateterismo, do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), inicia neste sábado, 21, e prossegue até segunda-feira, 26, sempre a partir das 7h, na sala de Hemodinâmica da unidade. Serão 26 pacientes cardiopatas que passaram por exames de cateterismo. Neste mês não haverá demanda de angioplastia.
Todos os pacientes estão avisados do dia e hora do procedimento, e inclusive dois internados do Hospital Geral de Roraima (HGR), que aguardam pela ação. Os médicos responsáveis da ação são os cardiologistas Marcelo Nakashima, de Roraima, e Luís Carlos Matos, do Distrito Federal.
De acordo com o mapa de exames, a maioria dos pacientes é de pessoas idosas, acima de 50 anos de idade. O CDI é das poucas unidades do Estado que detém um equipamento em funcionamento para atender. “Por isso a importância dos mutirões mensais. Sem o equipamento, as pessoas teriam que fazer uso do TFD, ou seja, buscar o exame fora do Estado”, explicou Fátima.
O cateterismo leva em média, de 20 a 30 minutos, porém a pessoa permanece no mínimo quatro horas em observação e depois é liberada para casa. No caso de pacientes da unidade coronária do HGR, eles retornam à unidade hospitalar.
Caso seja detectada alguma obstrução nas artérias do paciente durante o exame, ele imediatamente será submetido a uma angioplastia no dia seguinte. Assim, a artéria será desobstruída.
A diretora do CDI, Fátima de Jesus, destacou sobre os serviços ofertados pela unidade a toda rede de saúde do estado. “Como somos a única unidade a oferecer o exame, atendemos hospitais públicos e privados, atendemos até pessoas vindas da Guiana e da Venezuela”, lembrou.
Fátima comentou que os mutirões acontecem há bastante tempo e estão contribuindo para não haver demanda reprimida no estado. A diretora destacou que a preocupação dos profissionais do Centro de Diagnóstico é de não ter demanda reprimida. “Procuramos sempre deixar os trabalhos fluírem de forma satisfatória”, garantiu.
CATETERISMO
O cateterismo é um exame invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares. O exame verifica se há obstruções nas artérias coronárias, ou seja, nas artérias responsáveis pelo suprimento de sangue no coração. O exame cardíaco tem o objetivo de diagnosticar e tratar inúmeras patologias cardíacas. Com isso, é possível avaliar a função do coração, a anatomia das artérias coronárias, presença de placas de gordura (estenose) nas artérias, alterações no funcionamento das válvulas cardíacas, presença de patologias congênitas e avaliar as pressões e o que permitem o cálculo de diversos parâmetros hemodinâmicos.