00:00:00

Empreendedorismo Popular

Minicurso para produtos de beleza e higiene


Dentro do eixo temático inclusão produtiva, a Feira do Empreendedor, evento que acontece até domingo, 22, aposta na capacitação de novos empreendedores e no incentivo à abertura de pequenos negócios. Uma das atividades inseridas nesta proposta de empreendedorismo popular é o mini-curso que ensina a produção de produtos à base do mel.
 
Durante o curso, os participantes aprenderão desde noções de empreendedorismo, negócios e planejamento estratégico além das técnicas que envolvem a fabricação artesanal de produtos à base do mel de abelha.  O curso, que acontece, todas as tardes, das 14h às 18h, no Centro Educação Profissional Antônio de Pinho Lima, no Caranã é ministrado pela química Raimunda Luciene da Silva que há mais de dez anos dar cursos e palestras sobre o tema.
 
"Procuramos não focar apenas a produção, mas damos uma introdução sobre gestão dos negócios, planejamento e a elaboração de um plano de produção para guiar e orientar as pessoas que pretendem fabricar e vender os produtos", explicou a instrutora. 
 
Nas aulas práticas, as alunas aprenderão a fabricar produtos de higiene pessoal como sabonetes de mel para limpeza facial, sabonete para tratamento de acne, sabonete líquido anticéptico, shampoos de limpeza e nutrição capilar e ainda hidratantes todos tendo como matéria-prima principal o mel.
 
O objetivo do curso, segundo a instrutora além de gerar renda para as famílias, visa o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do mel no Estado. "Na cosmetologia, por suas propriedades terapêuticas, o mel está presente na fórmula de diversos produtos de tratamento e desde que atendam as normas de fabricação, esses produtos podem ser fabricados artesanalmente, tanto para uso doméstico como para comercialização, e tornando-se uma fonte de renda", declarou.
 
A funcionária pública Consolata Fideles é uma das alunas do curso que já faz planos após concluir o curso. Consolata pretende deixar o emprego para se dedicar apenas a fabricação e venda dos produtos. "Já comercializo sabão artesanal que faço em casa e agora quero variar com a venda os produtos à base de mel", revelou.  Ainda conforme a instrutora as receitas são de fáceis de manipulação e utilizam, além do mel, produtos acessíveis e disponíveis no mercado local e gera um ganho real em torno de 25% em cada produto comercializado.
 
 Competição de robótica
 
Foi aberto na tarde desta quinta-feira (19) o primeiro campeonato estadual de Robótica realizado em Roraima. A competição faz parte da Oficina de Robótica, atividade de capacitação da Feira do Empreendedor, evento que acontece até domingo (22), no Parque Anauá. A Oficina de Robótica prossegue nesta sexta-feira.
 
Nesta quinta-feira, ontem, os alunos participaram da primeira aula com onde o especialista em robótica, professor doutor Danilo Rodrigues César que fez uma breve introdução sobre o tema e apresentou a proposta do trabalho para os próximos dias. A competição conta com a participação de cinco duplas de estudantes que disputam o prêmio até domingo. Os estudantes foram previamente selecionados pelas próprias instituições de ensino.
Na oficina, Rodrigues que é uma das maiores autoridades em robótica do Brasil explicou aos alunos o desafio de cada dupla, que é desenvolver projetos tecnológicos a partir da Robótica Pedagógica Livre, tendo como diferencial, a matéria-prima para construção dos protótipos que devem ser montados a partir de lixo tecnológico-eletrônico.
 
Como prêmio equipe vencedora representará o Estado de Roraima na Olímpiada Latino Americana que acontece em Outubro, competição terá times de vários países que integram o Mercosul, além de Peru México Chile entre outros.  A Olímpiada acontece durante a Conferência Latino Americana de Software Livre que será realizada em Outubro, no Parque Tecnológico da Hidrelétrica de Itapú, localizada em Foz de Iguaçu. 
 
Para o estudante Vitor Ferreira, que representa a UERR na competição, a Oficina é uma oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos e ainda serve de estímulo para que se aprofunde no tema. "Não temos profissionais na área no Estado, e quero aproveitar todo conhecimento. Participar desta oficina é um incentivo a mais para atingir meu sonho que é cursar mecatrônica", afirmou.

Últimas Postagens