Os profissionais de saúde de todo o estado devem participar do curso de capacitação de manejo clínico da tuberculose. O evento será na próxima quarta-feira (25), no auditório do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Serão três dias de evento.
A intenção é qualificar os profissionais de saúde para que eles desenvolvam as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente até a cura da doença. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) conta com a participação de mais de 50 profissionais, entre eles, médicos e enfermeiros. Os profissionais do Programa Mais Médicos também devem participar do curso, pois eles vão atuar na rede de atenção básica. Há vagas disponíveis para todos os municípios.
Segundo a gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose, Maria Goreth Alves, com a qualificação dos servidores, o Estado quer garantir a execução das ações de saúde na comunidade. Além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Durante o evento, os participantes devem trocar experiências sobre as práticas de tratamento da doença. Tudo para oferecer o melhor serviço à população.
DOENÇA
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões. É transmitida de uma pessoa doente sem tratamento para outras pessoas sadias. Há chances de infecção da doença, por meio do espirro, fala, tosse e do contato direto e permanente com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar.
Entre os principais sintomas estão: tosse, falta de apetite, emagrecimento, dores no peito e nas costas, suores noturno, cansaço fácil e febre no final da tarde. Elba destaca que a porta de entrada para a busca de tratamento são as UBSs.
O tratamento é de graça e dura no mínimo seis meses. O paciente deve tomar os medicamentos todos os dias, sem interromper o tratamento mesmo que os sintomas tenham desaparecidos. Caso contrário a doença pode voltar de forma mais agressiva.
PREVENÇÃO
Para prevenir contra a tuberculose, algumas medidas devem ser tomadas como vacinar as crianças com a BCG logo ao nascer, manter uma alimentação saudável. Já as pessoas que moram na mesma casa ou trabalham no mesmo ambiente de pessoas com a doença, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua para uma avaliação médica.