Shéridan abraça deficientes
Os usuários do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) participaram nesta quinta-feira (19), de uma extensa programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo sábado (21).
A ação contou com apresentações culturais, palestras, oficinas, entre outras atividades.A programação incluiu aulas de balé, hip-hop, capoeira, bocha, show de calouros e apresentação musical, além de palestra sobre higiene bucal e oficina para tratar do autismo, com a participação de mães falando sobre suas experiências com o transtorno. Paralelo ao evento, os visitantes puderam acompanhar as atividades rotineiras da Unidade, como estimulação precoce e atendimentos de saúde.
No local também foram expostos trabalhos manuais produzidos pelos próprios usuários do Viva Comunidade, como tapetes, panos de prato, enfeites variados quadros e porta retratos. As peças foram confeccionadas por meio das oficinas de escultura em barro e tapeçaria.
Quem participou do evento obteve, também, através de uma parceria com o Ministério Público de Roraima, orientações sobre o trabalho realizado pela instituição que auxilia, por exemplo, pessoas com deficiência a obterem uma vaga no mercado de trabalho, assim como ter acesso, gratuito, a medicamentos.“Nosso compromisso com as pessoas com deficiência é diário e esta programação é apenas simbólica para demonstrar que com vontade e dedicação podemos mudar, pra melhor, a vida das pessoas”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.
Implantado em 2010, o Viva Comunidade atende, gratuitamente, mais de 600 usuários com diversos tipos de deficiência. Eles recebem acompanhamento nas áreas de estimulação precoce, educação especial, saúde, arte e desporto. O Centro conta com uma equipe composta por mais de 223 profissionais especializados em diversas áreas.
Para atender com qualidade centenas de usuários, demanda que cresce a cada dia, a Unidade passou por reforma e ampliação. Foram construídas novas salas, instalados equipamentos de segurança, piso tátil e adequações nas instalações elétricas e hidráulicas. O Viva ganhou um escovódromo com espaço para o desenvolvimento de atividades de saúde bucal, além de cobertura na quadra poliesportiva e a construção de uma piscina adaptada, que está em fase de conclusão.
NOVA UNIDADE - Em breve, será implantado o Viva Comunidade 2, que reunirá diversos serviços especializados para atender pessoas com deficiência visual, auditiva e autistas, inaugurando este tipo de atendimento no Estado.