Ruiz festeja bibliotecas
A sessão da manhã desta quinta-feira (19) contou com a aprovação do Projeto de Lei 052, de autoria do deputado estadual Joaquim Ruiz (PV), que propõe a criação de um Sistema Estadual de Bibliotecas, o SABE. A ideia é viabilizar a criação de bibliotecas nas escolas onde não há. Agora o projeto segue para sanção do Executivo.
“Com isso as bibliotecas passam a ser reconhecidas e regularizadas. A escola que não tem uma biblioteca basta fazer um projeto básico, seja para pequeno, médio ou grande portes, e o benefício será concedido pelo Ministério da Cultura”, esclareceu o autor do projeto, Joaquim Ruiz.
Ele, que já esteve em contato com o Ministério da Cultura, informou que dependia apenas da aprovação do PL para regulamentar o pedido de apoio junto ao referido Ministério. “Já estive em conversa com o Ministério da Cultura e para atender ao pedido, era necessária a criação da Lei. Agora é só aguardar a sansão”, frisou.
Segundo o parlamentar a necessidade surgiu a partir de visitas às escolas, em especial do interior do Estado, as quais os estudantes cobraram uma biblioteca com acervo atualizado para contribuir para o ensino/aprendizagem. “Escolas sem bibliotecas e acervo atualizado e informatizado geram uma concorrência desleal entre os estudantes que estão se preparando para o vestibular, por exemplo”, argumentou Ruiz.
Com a criação das bibliotecas surge a necessidade de contratação de profissional qualificado para atuar no processo administrativo/gerencial, cuja função de estabelecer políticas e metodologias de trabalho.
“A biblioteca na escola, de fato, torna-se indispensável para a formação do indivíduo. É elementar não só disponibilizar acervos, mas, acima de tudo, viabilizar o acesso ao conjunto de saberes que este acervo possui para que a partir do contexto da escola, do seu projeto pedagógico e da cultura geral que compõe tal conjunto de saberes”, complementou o deputado.