A Festa da Farinha, tradicional evento realizado desde 1999, no município do Bonfim, tem a finalidade de divulgar e vender a melhor farinha do estado de Roraima e, ao mesmo tempo, atrair pessoas para conhecer a comunidade. Durante os festejos acontecem corridas de cavalo, speed-way e forró que alegra o público até amanhecer o dia.
O destaque da festa fica por conta das equipes de futebol que sempre contam com grande número de participantes, de outros municípios, e até do pais vizinho, a República Cooperativista da Guiana. Outras atrações também fazem parte da programação como rodeio, corrida de cavalo e desfile da rainha da festa.
Entre participantes de outros municípios e do pais vizinho, quem esteve prestigiando a programação, no início deste mês, foi o deputado Luciano Castro. Ele aproveitou a visita ao município no final de semana para ir à festa. Acompanhado da prefeita Lisete Spies e lideranças locais, prestigiou a edição do XV Festejo da Farinha na comunidade do Manoá, cerca de 60 km da sede do município do Bonfim, onde moram aproximadamente mil pessoas.
O parlamentar conversou com moradores, assistiu ao campeonato de futebol e se deliciou com as comidas típicas da região. Luciano Castro afirmou que o povo se destaca porque tem uma cultura própria. “As pessoas são muito hospitaleiras e alegres. As manifestações culturais e folclóricas da comunidade tem um papel importantíssimo na harmonia e integração fronteiriça com o povo guianense”, disse.
Para Luciano Castro, os moradores estão de parabéns já que a Festa da Farinha é organizada pela própria comunidade. “O mais importante é que os visitantes podem conhecer os produtos locais, o artesanato, as comidas típicas e a farinha, uma das melhores produzidas em nosso estado. É um evento muito próprio que engrandece a cultura e o povo de Bonfim e, principalmente, alavanca a economia local”, finalizou o deputado.
A cultura da mandioca é a especialidade da região e a cada ano a produção aumenta. Este ano a comunidade produziu mais de 80 sacos de farinha somente para a festa. Além de abastecer o mercado de Bonfim, a farinha de Manoá também é comercializada em Boa Vista.