00:00:00

Serviços Médicos

Hospitais devem criar Núcleo de Segurança do paciente.


Lavar mãos é um bom hábito
O Departamento Estadual de Vigilância Sanitária está divulgando, junto às unidades de serviços de saúde pública e privada da capital e do interior do Estado, a RDC/ANVISA nº 36, de 25/07/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.
 
A implantação e implementação desta legislação sanitária tem por objetivo a instituição de ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, por meio do monitoramento de protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
 
Para atender a legislação sanitária, os serviços de saúde terão o prazo de 120 dias para criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e 150 dias para iniciar a notificação mensal dos eventos adversos, de acordo com a especificidade de cada serviço de saúde, a partir da data da publicação da RDC.
 
Com relação aos eventos adversos, Rodrigo Zagury, gerente do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NCIH) citou alguns cuidados com o paciente. A correta identificação do paciente, higienização das mãos, segurança cirúrgica e na prescrição, uso e administração de medicamentos, sangue e hemocomponentes e no uso de equipamentos e materiais, prevenção de quedas dos pacientes e úlceras (escaras) por pressão, prevenção e as infecções relacionadas à assistência à saúde, entre outros cuidados.
 
O gerente alertou que, após o prazo citado, as unidades que não cumprirem o disposto na Resolução estarão constituindo infração sanitária. “Até janeiro, próximo, a Visa fará trabalho de sensibilização. Quando ocorre a inspeção nas unidades, no final é emitido um relatório para o gestor. Caso seja constada alguma irregularidade, é solicitada no documento a readequação”, explicou.
 
Zagury mencionou que a Visa vai monitorar o trabalho de identificação dos eventos adversos, por meio de um link direto, alimentado pelas unidades de internações.  O canal vai dar suporte para a vigilância estadual acompanhar de perto os principais fatores de risco do paciente.
 
Toda a inspeção da Vigilância Sanitária é baseada por uma RDC e resolução da Anvisa. Esta é importante, pois orienta os profissionais de saúde a monitorarem os indicadores relacionados à assistência à saúde. O diretor da unidade é que deve designar os profissionais para comporem o Núcleo de Monitoramento.

Últimas Postagens