00:00:00

Obstetrícia

Especialização para enfermeiros nesta 4ª feira


Para marcar o início da especialização em Obstetrícia para Enfermeiros, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) realizará nesta quarta-feira, 18, a partir das 8 horas, na Escola Técnica do SUS (Etsus), a aula inaugural do curso. A aula já faz parte do primeiro módulo, que tem o tema “Saúde da Mulher”. A unidade fica na Brigadeiro Eduardo Gomes, Bairro dos Estados.
 
O curso é presencial e terá carga horária total de 480 horas/aula, sendo 300h de aulas teóricas e 180h de estágio supervisionado. A estrutura curricular está dividida em doze módulos, com quatro fases de desenvolvimento em pesquisa, por meio de seminários construídos pelos alunos e orientados pelos professores.
 
Durante a supervisão, o acadêmico terá durante o módulo de assistência ao pré-natal, a meta de 20 atendimentos. Quanto à assistência ao recém-nascido, a meta é a realização de 25 partos.
 
A especialização possui uma série de objetivos, dentre eles, desenvolver nos profissionais habilidades e competência necessárias a prestação de cuidados imediatos na assistência a gestante. Assim como, identificar precocemente o risco gestacional, reduzir os números de partos cesáreos desnecessários estão inclusos nas metas.
 
Para Janus Moreira, diretor do Departamento de Educação Permanente da Sesau, a expectativa é que todos os profissionais matriculados na especialização compareçam a primeira aula. O diretor lembra também que inicialmente a turma seria formada por 30 profissionais de enfermagem, porém, devido a grande procura, a Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (FAMA) disponibilizou mais três vagas. Ao todo 33 profissionais fazem parte desta turma.
 
Este primeiro módulo acontecerá de quarta a sexta-feira (18 a 20) desta semana. Durante as aulas será definida entre os professores e alunos a data para o início do segundo módulo.
 
Maternidade em reparos
 
A subestação do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth foi desligada hoje, 17, para troca de uma peça. Os serviços se estenderam durante toda a manhã e início da tarde (13h), mas na unidade não houve interrupção dos atendimentos de urgência e emergência. Para isso, o gerador foi acionado para atender a UTI Neonatal, Centro Cirúrgico e Sala de Parto.
 
Já no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), que funciona anexo à maternidade, todos os atendimentos e marcações foram suspensos durante o dia de hoje. Sem energia no prédio, os agendamentos de hoje serão encaixados nos mapas dos médicos durante a semana.
 
Pedimos desculpas pelos transtornos gerados, mas a medida era indispensável. Com a conclusão dos serviços, a concessionária de energia já foi comunicada para fazer a religação da rede.

Últimas Postagens