Anchieta pede união de RR
Distante aproximadamente 60 km de Boa Vista, no município de Alto Alegre, a Fazenda Mato Grosso foi palco da abertura oficial da colheita de soja 2013 no Estado. O governador José de Anchieta colheu os primeiros grãos ao pilotar uma das máquinas da propriedade, no final da manhã deste sábado (14).
Anchieta disse que tem lutado, nos últimos cinco anos, pela independência econômica do Estado. “Esta independência passa pelo setor produtivo. Por isso investimos no asfaltamento de 400 km de vicinais e estamos levando energia confiável para 13 dos 15 municípios até o final do próximo ano. Em 2016 Roraima será integrado ao sistema brasileiro de energia através de Tucuruí, segundo me garantiu o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão”, disse o governador.
O chefe do Executivo falou ainda da necessidade de união de forças para o desenvolvimento do Estado, criticando as correntes que pregam o fracasso da economia roraimense. “Eu digo aos produtores que não percam a esperança por causa desses discursos negativos. Estamos no caminho certo e a infraestrutura está sendo preparada. Temos energia, estradas e pessoas sérias, com vontade de trabalhar e crescer”.
A Fazenda Mato Grosso pertence aos empresários rurais Alcione Nicoletti e Geison Nicaretta. Eles deram início ao plantio este ano e pretendem colher 38 mil sacas de soja nas duas propriedades que compraram em Roraima. Alcione garantiu que no próximo ano dobrará a área plantada (mil hectares atualmente na Mato Grosso) e inserirá feijão, milho e algodão.
“Roraima tem um grande potencial agrícola, por isso resolvemos investir aqui. Uma das vantagens é que a nossa safra é diferenciada do restante do país devido ao regime das chuvas. Enquanto nós colhemos, os outros estados estão começando a plantar. Nossa colheita acontece ao mesmo tempo que os Estados Unidos e isso nos dá vantagem em relação ao preço do produto”, declarou Alcione.
O governador também entregou aos empresários rurais as licenças ambientais das duas fazendas e o presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Rodolfo Pereira, garantiu que todos os produtores poderão ter suas licenças liberadas até o final do ano, caso tenham a documentação necessária em seus processos.
Forró Alegre - Ainda em Alto Alegre, o governador prestigiou a primeira corrida de cavalos realizada na área urbana do município e também da tradicional festa Forró Alegre. Caixa Econômica, Banco do Brasil e governo de Roraima são os patrocinadores do evento. Anchieta aproveitou a ocasião para anunciar que no final do ano será realizada a Exposição Feira Agropecuária de Roraima, a Expoferr.