00:00:00

Centro de Referência

Curso revalida boas práticas obstétricas neste final de semana.


Aulas sobre parto e nascimento
Enquanto alguns aproveitam o fim de semana, cerca de 20 enfermeiros e médicos obstetras buscam aprimoramento no desempenho profissional. Será um curso avançado em práticas obstétricas, voltado para assistência ao parto normal. A didática é um modelo adotado pelos Estados Unidos. As aulas acontecerão no auditório do Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), nos dias 14 e 15, o dia inteiro, iniciando às 8h.
 
Os quatro técnicos responsáveis em ministrar os conteúdos, vindos de São Paulo, percorrem por todo o país levando o estudo ALSO, um conhecimento validado internacionalmente, que significa Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia.
 
Segundo Ana Nery, coordenadora geral da Atenção Básica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o curso foi pensado para qualificação dos serviços prestados na maternidade, além de ser uma iniciativa do próprio Ministério da Saúde às políticas de Atenção de Saúde, como um componente de parto e nascimento.
 
No curso, por ser mais prático, os participantes precisam de espaço e de salas disponíveis, o que resultou na escolha de uma unidade que não funciona aos finais de semana. “O curso tem a proposta de acontecer todo ano, pois os cursistas são revalidados anualmente”, explicou Ana Nery.
A coordenadora acrescentou que o curso possui avaliação tanto no início quanto no encerramento das aulas, e detalhe: pode reprovar quem não for bem na prova. Sendo reprovado, o profissional não poderá subir de nível no outro ano, por outro lado, terá que repetir o mesmo módulo.
 
A turma de mais de 20 profissionais selecionados já estuda a apostila do curso há trinta dias. Eles se preparam para encarar o primeiro dia de aula, que já começa com uma avaliação de conhecimentos. “Além de qualificar, o curso certifica a aptidão do profissional da assistência do parto e nascimento a real ziarem os procedimentos contidos no curso”, comentou.
 
CONTEÚDO
 
No dia 14, será abordado sobre a hemorragia no Final da Gestação, trabalho de parto prematuro e estações práticas A e B (distócia de ombro, caso clínico de eclampsia e prolapso e vigilância Fetal intraparto), reanimação materna, parto vaginal assistido, hemorragia pós-parto.
 
Já no segundo dia, (15), as práticas acontecerão em torno da assistência obstétrica segura, além da crise no nascimento, apresentações anômalas, entre outros assuntos.

Últimas Postagens