Capacitação de penitenciários
Com o objetivo de capacitar os agentes penitenciários para o desempenho de missões que exijam especialização e doutrinas táticas relativas às atividades no Sistema Penitenciário estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC/RR) criou recentemente o Grupo de Intervenção Tática – GIT.
A escolha dos servidores ocorreu por meio de Edital de seleção interna (Edital nº 002/2013), no qual os agentes interessados, lotados nas Unidades Prisionais do Estado, efetuaram suas inscrições no Departamento do Sistema Penitenciário (DESIPE) e após passar por testes de saúde e aptidão física, iniciam, na segunda-feira, o curso que os tornará aptos a desempenhar missões que exijam habilidades específicas e diferenciadas, como por exemplo, em casos de crises nas Unidades Prisionais.
Para a formação do GIT foram disponibilizadas 46 vagas, sendo que destas, 06 foram destinadas às mulheres.
A aula inaugural será na próxima segunda-feira (16.09), às 10h, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago.
Durante o curso os alunos receberão treinamento tático e teórico realizado pelos melhores profissionais da área, sendo que as aulas teóricas serão ministradas principalmente na APICS e as práticas, pela natureza das operações, serão realizadas nas Unidades Prisionais, com o apoio do BOPE/ PM.
Para o Secretário da Sejuc, Coronel QOCPM Waney Vieira, o curso servirá para qualificar melhor os servidores, dotando-os da capacidade física e mental para casos que requeiram tato, paciência e inteligência na resolutividade das ações.
“Capacitar o servidor para os mais diferentes tipos de missão faz parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado para com a população. Queremos qualificar esses profissionais para que eles sejam capazes de dar o melhor de si enquanto pessoas a serviço da comunidade”, disse.