Tráfego livre no Nova Amazônia
A construção de nova ponte sobre o Rio Truaru, na vicinal 01 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, vem por fim a um terrível problema que afligia moradores da região. Dezenas de produtores rurais ali estabelecidos tinham de fazer um longo percurso, de aproximadamente 40 quilômetros, através da vicinal 04, para chegar aos seus lotes. Isto quando não em tempo de chuva, pois a vazão do rio não garantia a segurança na passagem.
Esta semana, a Secretaria de Infraestrutura concluiu a obra de construção da nova ponte de aproximadamente 35 metros de vão sobre o Rio Truaru, a um custo de a R$ 100,000, atendendo as reivindicações antigas dos moradores da região. Desde o começo da semana o tráfego naquela localidade, após vários anos, voltou ao normal, mesmo em tempos de chuvas.
Há cerca de um ano havia ali uma velha ponte. Mesmo em condições precárias, em virtude da força da correnteza e de haver cedido com a violência das águas, ainda dava passagem, às pessoas e pequenos veículos. Inexplicavelmente, em recente período de seca foi consumida parcialmente pelo fogo e os restos foram levados pela correnteza do Rio Truaru, deixando mais de 400 famílias impossibilitadas de fazer a travessia.
O vice-governador Chico Rodrigues, por várias vezes, visitou a região e constatou as dificuldades do povo. Há vários meses os trabalhos foram iniciados com a participação de técnicos e engenheiros da Secretaria de Infraestrutura para restabelecer o trânsito das pessoas e veículos. A grande dificuldade foi o tempo de chuva intensa não permitindo o trabalho de reconstrução, tendo em vista o volume das águas do Truaru.
“Já estamos acostumados a essas situações difíceis, sobretudo em período de chuva. Conhecemos a região e enfrentamos o desafio de solucionar o problema, como foi determinado pelo governador Anchieta. Concluímos e estamos satisfeitos e também, com certeza os moradores”, afirmou o vice-governador Chico Rodrigues, que nesta terça-feira foi conferir de perto a obra realizada.
Segundo ele o que deixou mais preocupada a equipe foi a região sofre bastante nesta época com a ação das correntezas de pequenos igarapés e do Rio Truaru. Técnicos e engenheiros detectaram que na vicinal 04 da região existia também outra ponte de madeira concluída há mais de 3 anos, mas fora de uso porque não foram feitas as cabeceiras e, tampouco realizada a terraplanagem da estrada vicinal que está no programa do governo do estado para ser asfaltada.
“Esse trabalho de adequação das cabeceiras da ponte na vicinal e a raspagem da estrada foram realizadas”, comenta o vice-governador Chico Rodrigues que acompanhou de perto todo o trabalho na manhã desta tgerça-feira. E comentou euforicamente que a região está com o tráfego pleno.