00:00:00

Atenção Básica

Encontro discute fragilidades de serviços


O Estado pretende identificar as principais fragilidades dos serviços ofertados na Atenção Básica de saúde, e assim, elaborar políticas públicas com o intuito de solucionar os problemas dos serviços para melhor atender à população. Para isso, hoje (09), inicia uma oficina com equipe técnica e coordenadores da Atenção Básica de todos os municípios de Roraima no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O evento segue até sexta-feira (13).
 
Hoje, das 15h às 18h, será a primeira reunião. Equipe da Coordenação Geral de Atenção Básica vai participar do primeiro dia de evento. Para o encontro, foram selecionados cinco temas para nortear as discussões; como identificar as fragilidades dos serviços, conhecimento da equipe estadual sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). No final das discussões, as estratégias da atenção básica estadual para apoio aos municípios terão de ser apresentadas.
 
As discussões com equipe estadual seguem até terça-feira (10), de 8h30 até às 12h na Escola Técnica de Saúde do SUS (Etsus). O evento deve encerrar com debates sobre os seguintes temas: qual o papel da atenção básica nas redes e quais estratégias para articular as redes temáticas Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência e Rede de Atenção Psicossocial.
 
Na tarde de terça-feira (10), das 14h às 18h, a reunião será com equipe municipal de Boa Vista. Os debates seguirão com a realidade local, do município. Por isso, além dos coordenadores, devem participar do encontro, representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
 
Na quarta-feira (11), Equipes de Saúde da Família (ESF) de Boa Vista participarão, durante todo o dia (8h30 às 12h30 e das 14h às 18h), da oficina, o local ainda será definido pela equipe do próprio município. Eles terão de apresentar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e fazer articulação da atenção básica nas redes, como Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência e Rede de Atenção Psicossocial. Além de apresentar seus conhecimentos sobre os temas.
 
Na quita (12) e sexta-feira (13), durante todo o dia, no auditório da Sesau, a oficina será todos os municípios. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Sesau, Ana Nery Oliveira, Equipes de Saúde da Família e gestores de todos os municípios, juntos, terão de construir estratégias de apoio e fortalecimento de atenção básica.
 

Últimas Postagens