00:00:00

41ª ABAV

Feira de Turismo das Américas em São Paulo.


Roraima tem ajuda do Governo 
 
O estado de Roraima participa da 41ª edição da Feria de Turismo das Américas - ABAV 2013 com dois estandes montados em parceria com a ABAV/RR, a Prefeitura Municipal de Boa Vista e o Sebrae/RR. Uma combinação que resultou numa divisão de ações com objetivos comuns direcionados a divulgar as belezas naturais e o potencial turístico de Roraima.
 
Com o slogan “Seu principal destino de negócios”, a ABAV 2013 é o palco ideal para isso. O evento conta com a participação de mais de 60 países e dos destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasil. E, entre os setores da hotelaria, locação de veículos e outros serviços ligados ao turismo, são cerca de 2.700 expositores presentes. 
 
Não à toa, a feira é considerada o maior e o melhor evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do Continente e do Hemisfério Sul e está sendo realizada no Anhembi, o maior Centro de Exposições da América Latina, em São Paulo.
A área da ABAV 2013 ocupa um total de 58,2 mil metros quadrados. 
O estande de Roraima trouxe diversos materiais publicitários que incluem, além dos folders e guias, squeezers, eco bags e uma variada mostra do artesanato indígena, sob coordenação da Setrabes e da Secretaria do Índio, com a secretaria Círia Mota.
 
A abertura da feira contou com as autoridades maiores do setor, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, o ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, Cláudio Valverde, Secretário de Turismo de São Paulo e o prefeito da cidade, Fernando Haddad, entre outros ilustres.
 
O estado parceiro deste ano foi o estado do Amazonas, que trouxe para a solenidade de abertura um belíssimo show com seus dois maiores ícones, os bois Caprichoso e Garantido. 
 
Incremento do setor 
 
O novo presidente da ABAV/RR, Carlos Dorado está satisfeito com o resultado da presença de Roraima na feira. Pela primeira vez a comitiva do estado é significativa. E meu interesse é levar daqui o que há de bom para compartilhar com nossos associados e para o turismo do estado. O que há de mais inovador em negócios e empreendedorismo. 
 
Ricardo Peixoto, que integra o conselho da ABAV Nacional acredita que, diante do significativo número de empresários e gestores de turismo presentes foi decisivo para as parcerias estabelecidas durante a feira. “Nunca, em meus 35 anos de ABAV/RR, tivemos uma delegação tão representativa na Feira das Américas”.    
 
O diretor do Departamento de Turismo do Estado, Sigeaki Ueki, explicou que o objetivo é apresentar o destino Roraima com suas regiões e atrativos, além de mostrar a infraestrutura local e dados sobre a rede hoteleira. Uma das metas será articular a vinda de jornalistas e veículos de comunicação especializados ao estado para divulgação de Roraima tanto no Brasil quanto no exterior.
 
Estratégias 
 
Para Hélio Zanona, gestor de projetos de turismo do Sebrae, a participação do estado é fundamental e estratégica pela dimensão do evento, o mais importante do país. “Este ano estamos bem representados em quantidade de pessoas e pelos mais variados segmentos do turismo. Tanto do público [setor] como do privado e também com acadêmicos. Temos que aproveitar bem cada um dentro dos seus interesses específicos”.
 
Capacitação  
 
Cristina Andrade diretora de Administração e Finanças do Sebrae reforça essa oportunidade oferecida pela feira dentre os mais variados segmentos do turismo abordados nas capacitações ministradas na Vila do Saber, espaço destinado especialmente para isso. 
 
A superintendente da Fetec, Alda Amorim, reconhece a necessidade da busca do aprendizado especializado e a ênfase na formação do trade em Roraima, sobretudo o municipal que já começa a delinear seu Plano de Turismo.  Dentre os temas inovadores para o setor destacam-se o turismo enológico, turismo acessível, turismo equestre, turismo de luxo, turismo pet, turismo de neve e o turismo GLS.
 
Como atual destaque do turismo enológico, está a província de Mendonza, na Argentina, líder também no turismo GLS com um concorrido vindímia (mix de festa e concurso) gay que acontece por lá em outubro, no chiquérrimo Casino Resort Arena Maipu. No quesito neve, outra demanda em ascensão, a Argentina e o Chile são líderes na América do Sul. E até uma pista de esqui no gelo foi montada em plena feira, como atrativo.
 
Já o turismo equestre, ligado ao turismo rural, aborda passeios e viagens a cavalo ou cavalgadas, geralmente realizadas junto a hotéis fazenda, um potencial ainda pouco explorado no país.  A palestra sobre turismo pet é recomendada não apenas para as pessoas que são aficionadas por animais, mas também por se tratar de um segmento em ascensão. Aquelas pessoas que não conseguem ficar longe dos seus bichinhos de estimação ganham cada vez mais acomodações e roteiros.
Demanda - Cada vez mais presente na vida das pessoas, as redes sociais também podem ser ferramentas favoráveis para os negócios no turismo. Por esse motivo, a palestra “Facebook e o segmento de viagens – como utilizar a maior rede social do planeta para gerar negócios e vendas” foi uma das mais procuradas pelos agentes de viagem. 
 
Outro segmento importante em crescente demanda é o turismo da Terceira Idade, com agencias direcionando ofertas e serviços exclusivos para este público diferenciado e exigente de cuidados especiais. 
 
Marketing 
 
Paula Gomes veio pelo município, representando o gabinete da prefeita Teresa Surita e acha importante colocar Boa Vista no mapa do turismo dando um primeiro passo para uma ação bem maior que é divulgar a cidade em âmbito nacional e internacional.  E lembra que a prefeita é turismóloga. Daí esse interesse inserir Boa vista num planejamento maior de marketing turístico.
 
Pela primeira vez participando da feira, o Boa Vista Convention Bureau já disse a que veio. A diretora-presidente, Airlene Carvalho buscou estreitar os laços com as agências de Viagem e também com as companhias aéreas. Com a gerencia regional da Gol alinhavou uma parceria que ameniza os altos custos das passagens e estimula a realização de eventos como feiras e congressos no estado: desconto no preço dos bilhetes quando o evento for realizado por instituições ou entidades de classe. 
 
Souvenir 
 
No stand e Roraima, um dispositivo tem atraído o público presente: a máquina insere o visitante em cenários virtuais bastante conhecidos pelos roraimenses. E imprime a foto na hora. O mais divertido e solicitado é o cenário de uma apresentação de quadrilha. 
 
Fechando um balanço da presença de Roraima na ABAV 2013, a diretora regional da ABAV/RR, Shirley Brito, disse que o estado só tem a comemorar. Foram acordadas parcerias importantes que podem alavancar a economia turística em Roraima. E o conselheiro Peixoto adiantou que foi acordada com a Venezuela uma Feira Internacional, anual, a ser realizada de forma alternada entre os dois países. A primeira edição iniciando em Roraima. 
 
Outra novidade na feira das Américas é a participação do público. Antes fechada apenas aos profissionais do setor, a feira abriu seus portões para o consumidor final que tem assim a oportunidade de conhecer todos os serviços do trade mundial, reunido num só espaço, podendo conhecer as atrações da Argentina e da Turquia em poucos passos. A previsão é de mais de 50 mil visitantes no final de semana (7 e 8 de setembro).
 
 
Sobre a ABAV 
 
A 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que comemora neste ano 60 anos de serviços prestados em favor do desenvolvimento sustentável do setor. 
 
Promovido pela Promo Inteligência Turística, o evento tem parceria com a ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Ilha Corporativa) e a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (40º ECB) e conta, em âmbito governamental, com o patrocínio do Sebrae e CNC; apoio do Ministério do Turismo, Embratur, SPturis e Anhembi. 
 
O evento também mantém e incrementa as suas parcerias internacionais, com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, e a BTL 2013 (Portugal), além do apoio de entidades co-irmãs. São elas: Asociación Argentina de Agencias de Viajes y Turismo (AAAVYT), Asociación Boliviana de Agencias de Viajes y Turismo (ABAVYT), Asociación Chilena de Empresas de Turismo (ACHET), Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO), Asociación Paraguaya de Agencias de Viajes y Empresas de Turismo (ASATUR), Asociación Peruana de Agencias de Viajes y Turismo (APAVIT), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Asociación Uruguaya de Agencias de Viajes (AUDAVI) e Asociación Venezolana de Agencias de Viajes y Turismo (AVAVIT). 
 

Últimas Postagens