UFRR doa unidade móvel
O governo de Roraima recebeu nesta sexta-feira (6) uma unidade móvel
de Tratamento Intensivo (UTI móvel) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O termo de cessão foi assinado em solenidade no auditório da reitoria pelo governador José de Anchieta e pela reitora da UFRR, Gioconda Martinez.
A ambulância será usada para o transporte de pacientes graves do
Hospital Geral de Roraima, Pronto Socorro Francisco Elesbão, da
Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e das unidades dos municípios do interior para realização de exames e na remoção dos pacientes entre as unidades de saúde. “A UTI móvel ajudará no transporte do paciente de forma mais segura, evitando transtornos”, explicou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão.
Outra ambulância também será doada à prefeitura de Boa Vista para
reforçar as atividades do Hospital da Criança Santo Antônio. As duas
unidades foram adquiridas pela Universidade com recursos do Programa
de Apoio Financeiro do Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da infraestrutura dos cursos de medicina do país.
“Esse recurso é destinado para as instituições de ensino que possuem
curso de medicina, mas que não contam com um hospital universitário e deve ser usado para ajudar no aparelhamento dos hospitais que recebem nossos alunos”, destacou Gioconda Martinez.
Ao longo dos anos o governo de Roraima mantém, por meio de convênio
com a UFRR, a realização do internato dos estudantes de medicina nas
unidades de saúde com orientação dos médicos do estado.
“Nossa parceria é de muito tempo, contribuímos com a criação do curso de medicina na UFFR o que reflete na melhoria da saúde em nosso Estado e estamos trabalhando para ampliar essa ação em conjunto com a transformação do Hospital das Clínicas em uma unidade de saúde escolar o que irá ampliar os serviços de saúde”, disse.
Conforme Gioconda, a proposta da doação do hospital das Clínicas e de mais um terreno adjacente para a ampliação de mais dois blocos pelo Estado, o que possibilitará a UFRR criar o Hospital Universitário será levado para apreciação do Conselho Universitário (Cuni) na próxima segunda-feira (9). “Essa proposta do governo irá nos ajudar para a implantação da unidade escola em um tempo mais rápido e será discutido de forma muito coerente pelos conselheiros”, finalizou.