00:00:00

Nota de esclarecimento

UFRR explica sobre ocupação de campus


Em 2010, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu, em doação, da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), um terreno com cerca de 34 hectares no Campus Cauamé, onde funcionava a pista de pouso conhecida por Aero-Agrícola. Durante o processo de regularização, foi verificado que em 2006 a mesma área havia sido loteada em seis partes, com cerca de cinco hectares cada e, distribuídos pelo Iteraima para particulares.
 
A Universidade avalia ser necessário averiguar a ocorrência de eventuais irregularidades nos processos, visto que, havia investimentos públicos nos lotes e os beneficiários originários não encontravam em situação de vulnerabilidade social.
 
Recentemente, a área foi vendida para uma empresa do ramo imobiliário por aproximadamente R$ 1,4 milhão. A informação é que a empresa pretende lotear a área em mais de 200 terrenos, tendo solicitado autorização à Prefeitura Municipal de Boa Vista.
 
Prejuízos - A implantação de um loteamento no interior do Campus Cauamé, onde funciona o Centro de Ciências Agrárias da UFRR, com os cursos de Agronomia, Zootecnia, Veterinária, Mestrado em Agronomia, e iminente doutorado na mesma área, além do funcionamento desses cursos, prejudicará as pesquisas desenvolvidas na área.
 
Na região são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando material vegetal e animal, assim como produtos químicos. Por essas características a Unidade localiza-se afastada da zona urbana do município, onde não representa riscos para população.
 
Providências - Foi protocolada denúncia no Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Roraima (MPRR), Iteraima, e solicitado à Prefeitura de Boa Vista que não autorize o loteamento.
 
A UFRR aguarda decisão em relação aos encaminhamentos legais sobre a questão e pede apoio da comunidade acadêmica.
 
Nos últimos anos a instituição apresenta um contínuo processo de expansão, com o aumento de vagas nos cursos já existentes e criação de novos cursos, o que impõe a necessidade de infraestrutura adequada para a oferta de ensino público de qualidade.

Últimas Postagens