00:00:00

Prevenção às DST/HIV/AIDS

Assinatura de contrato garante recursos para sete projetos na área da Saúde.


Sesau assina contrato com Ongs
 
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Salomão, em parceria com quatro Organizações Não-Governamentais, assinou contratos para que estas desenvolvam sete projetos comunitários nas áreas de prevenção à ocorrência de DST/HIV/AIDS e assistência às pessoas convivendo com a doença. A parceria firmada ocorreu na quinta-feira, 05, no gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
 
O Governo Federal investirá R$ 279 mil no financiamento, sendo o teto de até R$ 47.695,00, cada. As quatro ONGs contempladas são a Associação Roraimense pela Diversidade Sexual, Centro Social Estadual José Luiz Ferreira Lira do Cauamé, Associação de Bem com a Vida e a Associação de Profissionais para Pesquisa, Educação, Saúde e Assistência Social (Apesar).
 
Serão cinco projetos comunitários desenvolvidos na capital e mais dois na fronteira de Pacaraima e Bonfim. Os projetos pretendem contribuir na ampliação de diagnóstico, redução da mortalidade, redução de danos, bem como ao foco dirigido para a epidemia concentrada (profissionais do sexo, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, adolescentes femininas em situação de vulnerabilidade, pessoas que usam drogas, população em situação de pobreza, entre outras).
 
Os projetos contemplam, ainda, alternativas de sustentabilidade, geração de renda, inserção no mercado de trabalho para pessoas vivendo com HIV/Aids, desenvolvimento de ações que visem a prevenção e a adesão ao tratamento da co-infecção de tuberculose/HIV com população em situação de rua e ações de redução de sífilis em gestante e sífilis congênita.
 
Para mostrar o sentimento de realização em um dia de alegria, Salomão lembrou que, por ser infectologista e a sua vida gira em torno do enfrentamento das doenças infectocontagiosas, sabe que a parte do governo apenas não basta, o trabalho social é fundamental para as ações de prevenções. “Nosso desejo é que seja o primeiro de muitos projetos que virão para melhorar e acompanhar as pessoas soropositivas”, disse.
 
A presidente do Centro Social José Francisco, Marilene Barros, ensejou a importância da ajuda financeira para uma organização da sociedade civil. “É a primeira vez que somos contemplados com um recurso para ajudar essa população. Resta a nós cumprir o acordo firmado e sermos transparentes na perspectiva de sempre sermos beneficiados, visando o bem dos nossos usuários”, destacou.
 
Outra beneficiada, Cristina Oliveira, presidente da Associação de Bem com a Vida, agradeceu à Sesau, na pessoa do secretário de Saúde, pelo olhar diferenciado às pessoas convivendo com HIV/Aids. “Nós estamos felizes pela conquista, e por isso é um dia para soltarmos fogos de alegrias. Sabemos a morosidade de qualquer processo no serviço público, mas a rapidez que tramitou tudo reafirma o compromisso do Estado para com a população”, comemorou.
 
NOVO SAE
 
Durante a assinatura dos contratos, Salomão anunciou a construção de um novo prédio para o Serviço de Assistência Especializado em DST, HIV/AIDS (SAE). O início das obras está previsto para começar ainda este ano. 
 
O prédio além de aprimorar a eficácia do atendimento ao público usuário vai agrupar as gerências da Coordenação Geral da Vigilância Epidemiológica, para funcionarem em um único local. “Assim dará maior agilidade nos resultados à população”, frisou.

Últimas Postagens