TRE quer aproximar eleitor
Vanessa Brandão
Na manhã de hoje, servidores do TRE-RR, juízes eleitorais, convidados e acadêmicos de direito das faculdades Estácio Atual, Cathedral e Universidade Estadual de Roraima (UERR), participaram do Workshop Transparência no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
O presidente da Corte, desembargador Gursen De Miranda, fez a abertura do evento, lançando a 11ª edição do Informativo do TRE-RR, com o registro do trabalho realizado nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2013. O Informativo está disponível de forma on-line no site da instituição, www.tre-rr.jus.br .
Em seu discurso, destacou a importância de explicar à sociedade de que forma o dinheiro público destinado as instituições, está sendo utilizado. “O verdadeiro patrão das instituições públicas, do servidor público é o povo e é preciso dizer ao patrão, de que forma se está gastando o dinheiro dele”, disse.
A primeira palestra do evento foi ministrada por Max Túlio Ribeiro Menezes, chefe regional da Controladoria Geral da União no Estado de Roraima, que falou sobre a Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011, apresentou o Portal de Transparência do Executivo Federal, bem como exemplificou como encontrar todo tipo de informação acerca de gastos de dinheiro público na ferramenta on-line.
A segunda palestra foi ministrada pela assessora-chefe de Comunicação Social do TRE-RR, jornalista Vanessa Brandão, que abordou a utilização das redes sociais Facebook, Istagram e Twitter, como forma de dar mais transparência ao trabalho realizado pela Justiça Eleitoral de Roraima, bem como ferramenta de aproximação do eleitor.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Marcelo Alt, ministrou a última palestra do evento, detalhando o link Transparência no site do TRE-RR, no qual constam informações sobre compras, contratos, gestão fiscal, licitações, plano de obras, relatórios do conselho Nacional de Justiça e a remuneração e benefícios de todos os servidores do Tribunal.
Na oportunidade, Marcelo Alt apresentou ao público a nova ferramenta de transparência do Tribunal: o Fórum de Discussão sobre as construções prediais da Justiça Eleitoral roraimense, no qual servidores e qualquer cidadão poderão opinar. O Fórum pode ser acessado no menu Transparência e em seguida, na aba Plano de Obras.
O evento foi organizado pela Escola Eleitoral do Judiciário (EJE), que irá emitir certificados com três horas de atividades complementares para os acadêmicos de direito.
Manutenção suspende serviços
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informa que devido a necessidade de manutenção da rede elétrica das instalações da Secretaria deste Regional e que durante a execução dos referidos serviços técnicos, será necessário o desligamento de todos os equipamentos de informática, inviabilizando. Desta forma, o funcionamento das Zonas Eleitorais, fica suspenso o expediente no âmbito da Justiça Eleitoral, no dia 06 de setembro de 2013,nesta sexta-feira, ficando prorrogado automaticamente para o dia 09 de setembro subsequente, os prazos que, porventura, devam iniciar-se ou completar-se naquele dia.