00:00:00

Inclusão Social

Programa Viva Comunidade beneficia mais de 50 pacientes com cadeiras de rodas.


Governo ajuda deficientes
 
Mais 57 pessoas com deficiência ganharão autonomia de locomoção. O Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega cadeiras de rodas para os cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD), do Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf). O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 5, às 9h, no Viva Comunidade, unidade reconhecida nacionalmente pelo trabalho de assistência social coordenada pela Secretaria Estadual de Promoção Humana e Desenvolvimento.
 
São 564 meios de locomoção recém-chegados no estado para suprir a demanda espontânea de pacientes cadastrados no PAPD, somando investimento de mais de R$ 310 mil. Somente nesta quinta-feira, 05, o Estado vai dispensar 21 cadeiras de rodas às pessoas tetraplégicas, 26 cadeiras de rodas juvenis, além de seis cadeiras de rodas infantis e quatro cadeiras motorizadas.
 
Segundo Jean Martins, técnico do Departamento de Reabilitação Física da Sesau, os meios de locomoção fazem parte do processo licitatório de 2010, e a entrega é a terceira e último dos lotes adquiridos no certame. “Para que haja continuidade nos serviços oferecidos, o Departamento já inicia elaboração de um novo processo de aquisição. De maneira que não haja descontinuidade na oferta”, garantiu.
 
Martins ressaltou que no Nerf tem à disposição para pessoas com deficiências várias cadeiras de banhos, andadores, muletas, entre outros meios auxiliares de locomoção. Interessados em serem inclusos no PAPD, devem ir ao Nerf, no bairro Canaã, com documentos pessoais, de residência, cartão do SUS e dos laudos médicos.
 
Martins acredita que mais pessoas ganharão mais independência e, sobretudo garantia de melhoria da qualidade de vida. “O direito de ir e vir dos cidadãos é assegurado pela Constituição Brasileira. O nosso compromisso é dar a oportunidade de novas condições a quem mais precisa”, comentou.
 
VIVA COMUNIDADE
 
Criado em 2010, o Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) consolidou o trabalho de atenção à pessoa com deficiência e tornou uma referência para o país. Atualmente os serviços são oferecidos a mais de 600 pessoas, entre elas 22 com autismo. 
 
São oferecidos serviços nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto, favorecendo o completo exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional com mais de 300 servidores.

Últimas Postagens