00:00:00

Carambola/Praga

RR recebe novo carregamento de inseticida para combater mosca da carambola.


Combate à mosca da fruta
 
Francisco Espiridião/Secom
 
O superintendente substituto da Superintendência Federal de Agricultura em Roraima, Luiz Claudio Estrela, desembarcou em uma aeronave do governo do estado, nesta quinta-feira (5), no hangar do governo, trazendo um carregamento de 380 litros de inseticida para combater a praga da Mosca da Carambola, detectada recentemente na região norte de Roraima.
 
A praga, oriunda da Indonésia, Malásia e Tailândia, foi detectada nos estados de Roraima e Amapá no ano de 2010. Esse foi o segundo carregamento de igual quantidade em pouco mais de duas semanas.
Vindo de Macapá, o inseticida foi cedido pela Superintendência Federal da Agricultura do Amapá. Em Roraima, o combate à praga é feito em conjunto entre os governos federal e estadual, por meio da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).
 
A quantidade recebida nesta quinta-feira é suficiente para enfrentar a praga durante o período de 20 dias. Estrela explicou que o estado não corre o risco de ficar sem o produto. “Antes de esse carregamento ser consumido, estará chegando mais”, disse.
 
O deslocamento de uma aeronave do estado para Macapá, para trazer o carregamento, se deu em razão de as companhias aéreas não aceitarem fazer o transporte. O inseticida contra a Mosca da Carambola, por seu efeito nulo em seres humanos, não se  enquadra na legislação em vigor sobre transporte de produtos perigosos.
Novo foco – A Mosca da Carambola, que afeta a produção de frutas, foi detectada inicialmente nos municípios de Normandia e Uiramutã. Na semana passada, foram encontrados alguns espécimes também na vila de Contão, no município de Pacaraima.
 
Em razão do seu aparecimento, o mercado de fruticultura com o estado do Amazonas está prejudicado. Luis Claudio Estrela explicou que o interesse maior do Ministério da Agricultura é impedir que a praga se alastre para outros estados, o que causaria um prejuízo incalculável ao País. Hoje, a exportação de frutas brasileiras para a Europa e Estados Unidos supera a cifra de 1 bilhão de dólares.

Últimas Postagens