Obras de estação elevatória
A empresa CMT Engenharia, responsável pela segunda etapa da obra de ampliação da rede de saneamento básico da Capital, começou nesta quarta-feira (4) a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Loteamento River Park. Com previsão de término em quatro meses, a Estação Elevatória atenderá, além do River Park, o Loteamento Greenville e parte do bairro Paraviana.
Inicialmente, segundo o encarregado-geral de obras de arte especiais, Denivaldo Tietz, está sendo feita a limpeza da área de 280 metros quadrados que será ocupada pela edificação da Estação Elevatória e de um abrigo. O próximo passo da obra é a marcação do terreno para o início construção.
De acordo com o engenheiro da CMT, Eduardo Sousa, as estações elevatórias são reservatórios enterrados, cuja função é bombear a água e os resíduos sólidos para o transporte do esgoto para outras estações elevatórias até chegar à Estação de Tratamento.
Com a construção da Estação Elevatória do River Park, a empresa CMT conclui a segunda etapa da obra, que está com 93% dos serviços finalizados e incluiu a construção de 148 quilômetros de rede coletora de esgoto em diversos bairros, entre eles Aeroporto, Jardim Floresta e Cauamé. Desse total, 31 quilômetros de rede foram construídos nos bairros Caçari e Paraviana.
Também está em andamento nos bairros Pricumã e Cinturão Verde a terceira etapa da obra de ampliação da rede de esgoto de Boa Vista. A empresa Renovo é a executora e tem prazo de conclusão dos serviços em abril de 2014. Na segunda e na terceira etapa da obra, estão sendo investidos respectivamente R$ 67,4 milhões e R$ 60,6 milhões e os recursos são provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Após a conclusão dessas duas etapas, Boa Vista chegará a 65% de domicílios atendidos pela rede de esgoto sanitário e a intenção do governo é universalizar esse serviço. Isso ocorrerá após a execução da quarta e da quinta etapa da obra, que deve começar ainda neste ano, pois os contratos entre o Governo do Estado e o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), para a realização dos trabalhos foram assinados no último mês de julho.