00:00:00

Jovem Embaixador

Escola de Bonfim promove Intercâmbio Brasil/EUA.


Integração entre candidatos 
 
Na próxima quinta-feira (05), a Escola Estadual Aldébaro José Alcântara, localizada no município de Bonfim, promoverá o evento “Intercâmbio Brasil e Estados Unidos”. A intenção é integrar os estudantes que disputam uma vaga do Programa Jovens Embaixadores 2014. A programação realizada será das 8h às 16 horas.
 
De acordo com o coordenador do Programa no Estado, Mateus Gomes da Silva, em Roraima existem 16 candidatos e todos foram convidados a participar do intercâmbio. “A intenção é promover momentos de integração e também de troca de conhecimentos entre os estudantes”, disse.
 
A ação irá contar com a presença de estudantes que já participaram do Programa Jovens Embaixadores em edições anteriores para falar sobre a sua vivência. “Esta experiência mudou muito a minha vida. Nos Estados Unidos, vivi o dia a dia dos americanos, fui à escolas, participei de festas, e fiz muitos amigos”, disse Thainá Queiroz, Jovem Embaixadora 2013.
 
Também serão realizadas apresentações culturais e uma mesa redonda. Os estudantes terão ainda a oportunidade de visitar uma escola na Guiana, país que faz fronteira com o Brasil. A visita será na instituição St Ignatius School, em Lethen. A saída está prevista para as 10 horas da manhã. Depois o retorno dos estudantes para Boa Vista está prevista para as 16 horas.
 
O PROGRAMA
 
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com os setores públicos e privado em ambos os países, que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, ou seja, que são exemplos em suas comunidades.
 
O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Ministério da Educação (MEC) e da rede de centros binacionais Brasil - Estados Unidos, além de empresas e organizações dos dois Países.
 
Os vencedores do concurso viajam no mês de janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Na primeira semana, os estudantes visitam a Capital do País, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais.
 
Após a primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um Estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
 
COMO PARTICIPAR
 
Para participar é preciso ter idade entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem); ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
E ainda ter excelente desempenho escolar; perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado. Os candidatos participam de uma prova escrita e oral.
 
Este ano, a prova escrita será realizada no próximo dia 13 de setembro e a prova oral está agendada para o dia 19 do mesmo mês. A lista dos selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2014 será anunciada pela Embaixada dos Estados Unidos no dia 25 de outubro.

Últimas Postagens