O agronegócio é uma atividade que representa mais de 22% do PIB e pela relevância na economia será um dos destaques da Feira do Empreendedor, de 19 a 22 deste mês, no Parque Anauá.
O agronegócio terá uma programação exclusiva que contempla os mais variados segmentos desta atividade econômica, como piscicultura, bovinocultura, apicultura, agroecologia entre outros.
A programação completa já está disponível no site oficial do evento, no endereço: fe.rr.sebrae.com.br. No site o interessado já pode efetuar sua inscrição para participar de mais de 19 clínicas tecnológicas, dez mini cursos, oficinas, visitas orientadas e vitines. O valor da inscrição é de apenas R$ 10 para cada atividade e as vagas são limitadas.
A programação de Clínicas Tecnológicas já começa, às 8h, no dia 19 no Campus da Faculdade Estácio Atual, com temas voltados para as áreas de agroecologia e apicultura, piscicultura e bovinocultura de corte e leite. Cada clínica poderá se inscrever até 20 participantes. No mesmo dia, também iniciam as visitas orientadas do curso de Tecnólogo em Agronegócios, no campus da Faculdade, onde os participantes poderão acompanhar a criação experimental de ovinos, menajo de pastagens, fruticultura entre outros.
No dia 20, no auditório do Parque Anauá, o Sebrae, em parceria com a Embrapa fará o lançamento de publicações inéditas voltadas para o homem do campo. Entre elas está a Cartlha do Produtor Rural e o Manual de Gestão na Bovinocultura de Corte e Leite em Roraima, além do Manual para criação de Tambaquis em cativeiro.
Ainda na área de capacitação serão realizados mais de dez mini cursos nas áreas de pescado: produção de alimentos alternativos e embutidos; derivados do leite; mel e derivados; frutas, legumes e verduras: reaproveitamento e processamento. Os mini cursos serão ministrados no Centro de Educação Profissional Antônio de Pinho Lima, no bairro Caranã, nos turnos manhã e tarde. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas em 15 alunos por curso e o valor do investimento é de R$ 10.
O gestor da carteira de Agronegócios do Sebrae, Rodrigo Rosa, destaca ainda as consultorias oferecidas gratuitamente ao público que comparecer o evento e ainda as Oficinas-Vitrines que ensinarão, por exemplo, técnicas de retirada de espinha e corte de carne.
A estrutura do Espaço do Agronegócio abrigará ainda dez stands para empresas expositoras do segmento da agroindústria e empresas ligadas ao ramo da produção rural. Além da exposição de produtos e serviços, o espaço oferecerá oficinas e consultorias com sobre temas relacionados à apicultura, piscicultura, bovinocultura de corte e leite, agroecologia e produção orgânica.
"É um espaço bastante completo que receberá ainda quiosques para comercialização de alimentos dos produtores da unidade demonstrativa PAIS [Produção Agroecológica Integrada Sustentável] dentro da proposta de inclusão produtiva e uma mini unidade PAIS que será montada na Feira, além da exposição de bezerros, fruto da técnica de transferência de embriões", anunciou.