00:00:00

Arte plástica

Artista plástico roraimense expõe no hall do Senador Hélio Campos.


Edinel exibe sua arte em BV
 
Francisco Espiridião/Secom
 
Rorôima Pantokon. Este é o título da exposição que o artista plástico Edinel Pereira (47) com o apoio do governo do Estado inaugurou no domingo (1), no hall do Palácio Senador Hélio Campos. A mostra ficará aberta à visitação pública até o dia 8, domingo. São 40 trabalhos em telas e pinturas sobre materiais reciclados, a maioria persianas (janelas).
 
Nesse evento, Edinel ressalta a questão regional, dando ênfase para a flora. Os buritizais que abundam nos campos nativos são a paisagem eleita para despertar nos espectadores sentimentos de rara beleza. “Trata-se de uma exposição de temas diversificados sobre a nossa terra”, diz o artista, autodidata, natural do município de Mucajaí.
 
Membro da Academia Brasileira de Artes Florais (ABAF), Edinel Pereira afirma que esta exposição é uma homenagem direta ao povo macuxi, os primeiros habitantes do atual estado de Roraima. O título é uma alusão ao retrato da cultura dos primitivos, especialmente com relação à cestaria e cerâmicas, entre outros temas.
 
Edinel teve seu primeiro contato com as artes em geral quando ainda criança, em Mucajaí, na época Colônia Agrícola Fernando Costa. Começou como estilista, criando vestidos para as bonecas de suas irmãs e sobrinhas. Daí a pinturas em cartolinas – as primeiras telas – e esculturas em madeira, bijuterias e coisas do gênero, foi um pulo.
 
Em sua carreira, o artista contabiliza duas exposições em Brasília e uma no Acre. “Já participei de mais de 30 exposições, entre individuais e coletivas”, destaca Edinel Pereira. O título de designer floral recebeu em Holambra (SP), a terra das flores no Brasil.

Últimas Postagens