00:00:00

SAMU 192

População de Alto Alegre ganha duas novas ambulâncias.


Ambulâncias atenderão urgências
 
O Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está na reta final de entrega das novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios. Hoje, segunda-feira, 02, a vez de receber duas ambulâncias, sendo um veículo traçado 4x4 e outro básico 4x2, é da população do Alto Alegre.
 
As chaves serão entregues a partir das 17h, pelo governador, José Anchieta e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Salomão. De acordo com Salomão, as viaturas traçadas são próprias para remover pacientes em vicinais, área rural e lugares de difíceis acessos. Enquanto as ambulâncias básicas, os serviços ofertarão conforto para os moradores da sede do município.
 
Segundo o secretário, os veículos vão reforçar os atendimentos de urgência e emergência prestados em todo o Estado. “A entrega das ambulâncias é um compromisso assumido e cumprido do Governo do Estado, que tem priorizado o setor de saúde e investido em medicamentos, equipamentos e melhorias da estrutura física das unidades”, disse.
 
Conforme Francisco Miranda, coordenador da Central Estadual de Regulação, durante o ato de entrega, também é reunido os profissionais que atuarão nas bases habilitadas do Samu. “A intenção é esclarecer dúvidas e dar as últimas orientações e enfatizar que as bases descentralizadas são subordinadas a Central Estadual”, esclareceu.
 
NOVAS AMBULÂNCIAS
 
Os serviços de urgência e emergência do Samu são fundamentais, além de evitar sequelas posteriores. Com a nova frota de ambulâncias do Estado e as instalações das bases descentralizadas, os atendimentos nos 14 municípios do interior irão melhorar ainda mais. “Estamos com duas UTIs móveis na Central de Regulação para atender pacientes graves tanto da capital quanto do interior”, disse Miranda. 
 
O Samu é um serviço pré-hospitalar rápido e ágil, que diminui e muito a mortalidade, principalmente nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), paradas cardíacas, afogamento, acidentes de trânsitos e outra complicação. Os atendimentos podem ocorrer via telefonema ou por remoção até a unidade hospitalar mais próxima. “Nem toda ligação é preciso remover o paciente até o hospital, pois as orientações médicas por telefone ou aplicação da medicação no local que se encontra o paciente, já resolvem a questão”, salientou.
 
Sesau na diversidade
 
Como em todos os anos e neste não poderia ser diferente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) incentiva e participará com ações de prevenção e educação na 12ª Parada GLBTT (gays, lésbicas, travestis e transexuais) em Boa Vista.  Na manhã desta segunda-feira, dia 2, o secretário de Saúde, Alexandre Salomão, entregou a Sebastião Diniz, presidente do Grupo Diverrsidade Sexual em Roraima, cerca de 200 camisetas para a mobilização aberta à comunidade em geral.
 
A programação da Parada GLBTT iniciou com uma feijoada beneficente, ontem (01) e segue ao longo desta semana, com seminário, atividades de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites, panfletagem nas principais ruas da capital. No dia 14, sábado, na Praça Velia Coutinho, será instalada a feirinha artesanal. Pela terceira vez consecutiva, os artistas de diversidade sexual comercializarão seus produtos a partir das 17h.
 
Já no grande show de encerramento, dia 15, domingo, a Sesau disponibilizará, por meio do Núcleo de Controle das DST/HIV/Aids, mais de 10 mil preservativos masculinos e 10 mil lubrificantes íntimos. A festa começa a partir das 17h, na Praça Velia Coutinho. Presença confirmada da performática couver da Elba Ramalho.
 
Para o secretário de Saúde, Alexandre Salomão, é importante apoiar eventos que lutam contra a intolerância e preconceito, uma postura que valoriza os direitos humanos e a cidadania. “Todos os anos apoiamos a iniciativa, por acreditar que ao incentivar evento dessa natureza, contribuímos para que o preconceito e a violência venham diminuir cada vez mais. Além disso, estaremos com ação educação e prevenção durante o encerramento”, comentou.
 
O presidente da Diverrsidade, Sebastião Diniz, ressaltou a importância da colaboração da Sesau, não só na Parada Gay, mas em várias outras atividades que ocorrem ao longo dos anos. “A Saúde do Estado tem sido nossa parceira em várias atividades, principalmente de prevenção e orientação”, salientou.
 
Na oportunidade, Diniz alertou às pessoas que se sentirem vítimas de discriminação em qualquer instituição pública ou privada, devem denunciar por meio do disque 100 LGBT que prestará o atendimento e verificará a situação para ser investigada. “É uma forma onde os cidadãos podem ligar gratuitamente e realizar denúncias de discriminação, sanar dúvidas sobre direitos, entre outras demandas”, enfatizou.

Últimas Postagens