Produtor rural e o meio ambiente
O governador José de Anchieta e o vice Chico Rodrigues estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (30), na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN) para a entrega de licenças ambientais para produtores rurais.
A ação reuniu plantadores de grãos, pecuaristas e representante do setor de mineração. As licenças ambientais trazem aos produtores maior autonomia e segurança jurídica para produzir no Estado de Roraima.
“Estamos desburocratizando essa questão ambiental com a entrega destas licenças de ocupação a vários produtores para que possam dar prosseguimento ao processo de mudanças no estado de Roraima, são centenas de produtores que moram aqui e outros que estão chegando de fora para fomentar o setor produtivo e, com isso, triplicar até 2015, as áreas plantadas em Roraima”, disse Anchieta.
O governador Anchieta falou ainda sobre os benefícios da licença ambiental. “Existem lugares no Brasil onde o processo de regularização fundiária levou cerca de 20 anos para se concretizar, lógico que não iremos esperar esse tempo, acreditamos que nos próximos 2 ou 3 anos, Roraima já tenha uma definição deste futuro tão almejado pelos nossos produtores”, complementou.
Nos próximos anos o processo de regularização fundiária mudará a base produtiva de Roraima com a possibilidade real de investimentos e produção local, mudando assim o atual quadro econômico.
“O objetivo é tornar o estado independente e mudar nossa matriz econômica dentro de sua vocação que é o setor produtivo, e na perspectiva de geração de renda, emprego e melhorar a situação de vida dos roraimenses”, concluiu o governador Anchieta.
Um dos produtores beneficiados com a licença ambiental, falou sobre os ganhos com a liberação do documento. “É um passo muito importante, é um sonho e uma conquista ter a licença ambiental em mãos, temos agora maior segurança e ampliação de nossos investimentos, todo estado para se desenvolver acontece por meio da pecuária e da agricultura, e Roraima não pode ser uma exceção”, disse o pecuarista José Gazineu.