00:00:00

Literatura

BV abre exposição sobre poeta Drummond


A Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com a Fundação do Banco do Brasil realiza a Exposição Drummond – Testemunho da Experiência Humana. A abertura da exposição acontece no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 19h, no Espaço de Arte e Cultura “União Operária” da UFRR, localizado na Avenida Nossa Senhora da Consolata, nº 565, Centro.
 
A cerimônia de abertura irá contar com a presença dos membros da Academia Roraimense de Letras, Conselho Estadual de Cultura de Roraima, professores, alunos, artistas e comunidade em geral. 
A programação de abertura contará com a apresentação de 16 painéis contendo textos e ilustrações sobre a vida do poeta Carlos Drummond de Andrade. Foi montado ainda um cenário que representa o escritório de Drummond. O evento será encerrado com declamação de poesias e show da Banda Paricarana, conjunto musical formado por acadêmicos da UFRR. 
 
A exposição integra o Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Associação dos Amigos da Casa Rui Barbosa. Em Boa Vista – RR, a exposição será executada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão por meio da Diretoria de Extensão (DIREX) e da Coordenação de Cultura da UFRR.
 
De acordo com a Coordenadora de Cultura da UFRR, Selmar Almeida, o Projeto Memória foi criado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil com o objetivo preservar e resgatar a vida, o pensamento e a obra daqueles que marcaram e contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura brasileira. 
Além dos painéis, o projeto Memória integra um Kit Pedagógico destinado as escolas públicas, contendo um almanaque histórico, guia do professor e DVD-ROM com as peças do projeto. Em Boa Vista cerca de 50 escolas serão beneficiadas com o Kit. 
 
A exposição poderá ser visitada no período de 02 de setembro a 18 de outubro de 2013, no Espaço de Arte e Cultura União Operária - UFRR, nos horários das 8h30 às 12h e 14h30 às 18h, de segunda a sexta. A entrada é franca e aberta a toda comunidade.
As escolas interessadas em prestigiar a exposição com visitas dirigidas poderão agendar pelo telefone 3624-4181.
Sobre o Homenageado
 
Neste ano, o homenageado é Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista cujo poema “No meio do caminho” foi um manifesto do modernismo brasileiro. Escrevendo sobre temas simples, o poeta revela a profunda verdade de sua poesia. Como jornalista cronista, deixa seu testemunho sobre fatos e coisas do presente, como cinema, música, esporte, acontecimentos históricos brasileiros e mundiais. Tudo o que corre perigo de desaparecer, de ser esquecido, ou que precisa ser lembrado é fixado em suas colunas.
 
Nascido em Itabira do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, em 1902, Drummond concluiu o curso de Farmácia, mas não exerceu a profissão, alegando querer “preservar a saúde dos outros”. Idealizou o Museu de Literatura brasileira, sediado na Fundação Rui Barbosa, e trabalhou por 17 anos no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico nacional, fazendo um levantamento de um arquivo patrimonial da tradição histórica e Artística brasileira. 
Homenageado em samba-enredo pela Estação Primeira de Mangueira e tornado patrimônio público em forma de estátua na praia de Copacabana, continua ali sua missão de grande observador do cotidiano.

Últimas Postagens