00:00:00

Conferências

Escolas envolvem alunos nas discussões sobre Meio Ambiente.


Alunos em ações de sustentabilidade
 
Integrar alunos, professores e comunidade por meio de estudos, pesquisas e apresentações de projetos voltados às escolas sustentáveis. Com essa missão, escolas da rede pública estadual continuam realizando Conferências pelo Meio Ambiente, com apresentação de trabalhos, projetos e escolha de delegados que participarão da versão estadual do evento, que ocorre entre os dias 29, 30 e 31 de outubro.
 
Só no mês de agosto foram realizadas 12 conferências nas escolas da rede pública estadual da Capital. Para o dia 30 de agosto, sexta-feira, estão previstas outras seis. Na escola Oswaldo Cruz, no Centro da Cidade, as atividades iniciam às 08 horas no pátio da unidade e segue até às 11 horas, sendo retomado às 14h até às 17 horas.
 
Serão apresentados trabalhos voltados para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Dentre os projetos estão “o problema do lixo produzido pela escola”, além de “poluição do solo”, “horta vertical”, “a influência da luz solar no crescimento das hortaliças”, “desperdício de água”, e outros.
 
Segundo o chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), Tacio Raposo, as escolas estão assumindo ações de educação ambiental como prioritárias, o que demonstra um avanço para a educação ambiental e criação de escolas sustentáveis. 
 
“Atualmente em todo o Estado há 32 projetos financiados pelo Programa Escola Sustentável, do Governo Federal, que foram apresentados em conferências anteriores”, disse Tacio Raposo, ao adiantar que a ideia é gerar mais demanda e financiamento para as escolas. 
 
Os projetos financiados pelo Governo Federal são trabalhos com temáticas sobre o ar, a água, a terra e o fogo, com vistas à transformação da escola em uma unidade de ensino sustentável. “São ações estruturantes que colaboram com a melhoria do espaço escolar”, enfatizou Tacio.
 
Na Escola Luiz Ribeiro de Lima, no bairro Equatorial, a Conferência será no dia 30, às 09h30min e segue até às 11h30min com apresentação de trabalhos, exposição de projetos de meio ambiente, e escolha do projeto que representará a unidade na edição estadual do evento, pré-requisito para a participação da versão nacional.
 
Os alunos da Escola Caranã, no bairro homônimo, participam da Conferência nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 08 horas, com atividades previstas para até às 10h30min. Serão apresentados trabalhos, projetos e eleição de delegados que representarão a unidade de ensino em outras ações voltadas para o Meio Ambiente.
 
Também no período da manhã, de 08h às 11h45min, será realizada a conferência na Escola Wanda David Aguiar, no bairro Raiar do Sol. E a partir das 14 horas as atividades serão desenvolvidas com os alunos da Escola Maria Raimunda Mota de Andrade, no bairro Pintolândia. Na Escola Monteiro Lobato, no Centro, os trabalhos serão apresentados a partir das 15 horas.
Já no dia 31 de agosto, sábado, a Escola Severino Cavalcante, bairro Silvio Botelho, realiza a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. As atividades serão desenvolvidas no período de 08h às 12 horas.
 
AS CONFERÊNCIAS
 
As Conferências pelo Meio Ambiente são um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Caracteriza-se como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas (estadual e nacional).

Últimas Postagens