Os estudantes da rede pública que conquistaram medalha de bronze 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ano 2012, receberão a premiação em uma cerimônia que será realizada nesta terça-feira (27), às 19 horas no auditório Alexandre Borges na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
No total, o Estado de Roraima contou em 2012 com 104 alunos premiados na OBMEP, destes, 85 receberão a Menção Honrosa, 18 serão agraciados com medalha de bronze e um aluno, da rede de ensino federal, receberá medalha de ouro.
No nível 1 (6° ao 7° ano), são seis alunos premiados com o bronze sendo um aluno de cada uma das seguintes escolas: Lobo D’Almada, Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe), Monteiro Lobato, Vereador Francisco Pereira de Lima (Mucajaí), Ceduc/UFRR e Vitória Mota Cruz.
No nível 2 (8° e ano), são oito alunos, dois da escola Euclides da Cunha, um da Fernando Grangeiro, um da Monteiro Lobato, três da Ceduc/UFRR, sendo uma medalha de ouro e um da Maria dos Prazeres Mota. Já no nível 3 (Ensino Médio), são cinco alunos premiados com medalhas de bronze sendo dois da escola Darcy Ribeiro (São Luiz), um da escola Gonçalves Dias, Um da Tereza Teodoro (Caroebe) e um da escola Wanda David Aguiar.
Entre os professores, que também são contemplados na OBMEP, 19 foram premiados com troféus, e entre estes, dois foram contemplados com um tablet, e exemplares da Revista Professor de Matemática.
Quanto às escolas, sete instituições foram premiadas, três receberam troféus, e outras quatro receberam computador com impressora. Entre as escolas premiadas estão: Ayrton Senna, Euclides da Cunha, Lobo D’Almada, Monteiro Lobato, Ana Libória, Gonçalves Dias e Tereza Teodoro (Caroebe).
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é direcionada para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes, também concorrem a prêmios.
A principal intenção da olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
A Olimpíada é dividida em três níveis, sendo nível 1 – 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, nível 2 – 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e nível 3 – 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.
A competição se dá em duas fases, com aplicação de provas. A primeira fase é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e a segunda fase, uma prova discursiva.
2013
A 9ª OBMEP, já está em andamento neste ano de 2013. No dia 4 de junho, foram realizadas as provas da primeira fase, com 20 questões objetivas. A segunda fase está agendada para o próximo dia 14 de setembro e contará com uma prova discursiva contendo de seis a oito questões. Para outras informações sobre a OBMEP, acesse: www.obmep.org.br.