Estado doa livros técnicos
Ao todo, 1.199 livros técnicos foram distribuídos na manhã desta sexta-feira (23) a alunos de seis unidades que oferecem ensino técnico profissionalizante em Roraima. A distribuição foi feita pelo governador José de Anchieta Junior, no auditório do Centro de Educação Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima, no bairro Caranã. O investimento foi de R$ 320 mil e faz parte do Programa Brasil Profissionalizado, com contrapartida do governo estadual.
Foram contemplados alunos do Centro de Educação Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima (500 unidades) e das escolas estaduais Ana Libória (103), Gonçalves Dias (131), Maria das Dores Brasil (202), Major Alcides (158), Padre José Monticone, município de Mucajaí (105).
Os livros serão utilizados pelos alunos dos cursos de Técnico em Móveis, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Agroindústria, Técnico em Climatização e Refrigeração, Técnico em Manutenção de Equipamento de Informática, Técnico em Comércio, Técnico de Gestão e Técnico em Hotelaria.
S
egundo o governador José de Anchieta Junior, o Brasil tem priorizado os investimentos na educação técnica profissionalizante nos últimos dez anos e o Governo de Roraima segue essa orientação. “Estamos investindo no setor produtivo do Estado e a educação profissionalizante é uma das ações do nosso governo”, ressaltou.
Os livros passarão a ser do acervo bibliográfico da unidade escolar e servirão também como fonte de pesquisa para os professores, no que tange ao planejamento da aula. “Esses alunos vão ingressar no terceiro grau com o nível de profissionalização infinitamente maior e grande capital intelectual”, avaliou José de Anchieta Junior.
Para o aluno do 3º ano do curso de Suporte e Manutenção de Equipamentos de Informática da Escola Major Alcides, Evandro Oliveira, os livros distribuídos para as seis escolas contribuirão para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes.
Evandro mora no município de Cantá e se desloca diariamente à Boa Vista para estudar. Foi o terceiro colocado no processo seletivo e vê o curso como uma oportunidade de profissionalização, já que sairá com uma formação técnica e pronto para o mercado de trabalho. “Já vou sair com uma profissão que gosto”, frisou.
A secretária Estadual de Educação e Desportos, Lenir Rodrigues, acredita que o Estado não suporta mais o emprego somente no Poder Público e por isso da necessidade de investir na juventude, por meio dos cursos profissionalizantes, a fim de desenvolver mais o comércio, a indústria, o setor privado em si.
“É uma forma de o Governo do Estado estar investindo na juventude, oferecendo ferramentas para que os cursos profissionalizantes sejam de qualidade”, ressaltou a secretária.