Programa com voluntários
Alfabetizar jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola em idade apropriada. Este é o principal objetivo do Programa Brasil Alfabetizado, realizado no Estado mediante uma parceria entre Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
Em Roraima, o programa acontece desde o ano de 2009 e durante estes quatro anos, 3.043 pessoas foram atendidas pelo Programa. Atualmente existem mais 2.883 alfabetizandos estudando nos 14 municípios do Estado.
São 174 turmas cadastradas, 39 coordenadores de turmas e 194 professores alfabetizadores atuando. Vale ressaltar que o programa funciona com professores voluntários da rede estadual e municipal.
Os docentes recebem uma bolsa auxílio para atuarem no Programa, pagas com recursos do Governo Federal (FNDE). Os valores variam de R$ 450 a R$ 750, conforme a Resolução n° 44 de 5 de setembro de 2012.
No dia 17 de agosto, 39 coordenadores de turma participaram de uma formação continuada. A intenção do evento foi capacitar os participantes por meio dos princípios básicos e dos métodos de alfabetização de jovens e adultos com aprofundamento da dimensão pedagógica e acompanhamento dos planejamentos.
“A formação continuada dos coordenadores pedagógicos ocorre mensalmente e a ideia é proporcionar a interação entre os profissionais, bem como aprofundar as teorias e metodologias utilizadas na alfabetização de adultos”, destacou Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da SEED.
BRASIL ALFABETIZADO
O programa é realizado pelo MEC desde 2003 e é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do Programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Para outras informações acesse: www.mec.gov.br