00:00:00

Multivacinação

Municípios devem disponibilizar suplementos de Vitamina A.


Vacinação chega às vicinais
 
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da gerência do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição recomenda que os municípios disponibilizem os suplementos de vitamina A durante a campanha de multivacinação. A gerência entrou em contato com os municípios solicitando que as equipes volantes, além das vacinas, levem os suplementos.
 
De acordo com a gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Rêgo, haverá em dezembro uma campanha específica para a dosagem da vitamina. Entretanto, é importante que os profissionais certifiquem-se de que as crianças estão em dia em relação ao suplemento. A informação pode ser checada no cartão de vacina. “Caso ela não tenha tomado o suplemento, o ideal é aproveitar a oportunidade e dar a dosagem à criança”, ressalta.
 
Até o momento, mais de 15 mil crianças tomaram o suplemento de vitamina A até a primeira quinzena de maio deste ano. A meta é aplicar mais de 51 mil doses até dezembro. Por isso, no final do ano, o Estado está programando uma campanha específica para a segunda dosagem do suplemento. “Já recebemos os cartazes para distribuí-los aos municípios”, conta.
 
A vitamina potencializa o pleno crescimento e desenvolvimento 
infantil. Também protege a saúde dos olhos e reduz os riscos de diarreia e mortalidade infantil. Para o acompanhamento das doses, as informações são registradas no cartão de vacina da criança. No cartão, será feito o agendamento do retorno para a administração da dose seguinte. Por isso, é importante que os responsáveis levem o documento.
 
MULTIVACINAÇÃO
 
A data da campanha de multivacinação foi alterada em Roraima. A campanha nacional será de 24 a 30 de agosto. No estado, será de 31 de agosto a 06 de setembro, sendo o dia 31 o dia “D” de divulgação e mobilização estadual.
 
A mobilização nacional, agendada para 24 de agosto, será na véspera da prova do concurso público da Sesau. Pensando nos profissionais e na população, o Estado resolveu alterar a data da campanha, pois a maior parte dos técnicos e enfermeiros envolvidos na campanha participa do certame. As provas objetivas serão aplicadas dia 25 de agosto, no período da manhã e tarde.
 
São ofertadas 1.786 vagas, distribuídas em todos os níveis e para todos os municípios. As provas serão realizadas simultaneamente nos municípios de Boa Vista e Rorainópolis. De acordo com o diretor do departamento de Vigilância Epidemiológica, Joel Lima, é humanamente impossível para as equipes dos municípios mais distantes trabalharem na véspera do concurso e ter de fazer a prova na manhã seguinte. 
Eles teriam de viajar para realizar o certame.
 
Lima garante que não haverá prejuízos às crianças. O Estado já distribuiu os cartazes e solicitou que os gestores municipais façam as alterações das datas da campanha antes de fixá-los nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As vacinas estão disponíveis para os municípios. O Estado pretende imunizar 59.573 crianças.
 
Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas aos postos de saúde para atualizar o cartão no prazo estabelecido. Além disso, se necessário, quem for menor de cinco anos poderá tomar o suplemento de vitamina A. Para o acompanhamento das doses, as informações serão registradas no cartão de vacina da criança.
 
Conforme informações do MS, na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B). 
 
BOA VISTA
 
Na capital, as vacinas estarão disponíveis para a população a partir de segunda-feira (26), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Cínthia Brasil, as equipes levarão as vacinas para algumas escolas. As Casas Mãe também serão contempladas com equipes itinerantes.

Últimas Postagens